27/07/2013- GOTHIC STATION FESTIVAL

3 min


0

Em um sábado frio ocorreu o evento de comemoração de cinco anos do site Gothic Station, mantido por Kipper e Flávia, dois dos organizadores de uma das mais conhecidas baladas góticas de São Paulo, o Projeto Absinthe. Contou com a presença do LAGRIMA NEGRA, DER KALTE STERN e os já consagrados DAS PROJEKT.

groundcast_gothicstation2013_02O evento começa com o show do grupo de electro LAGRIMA NEGRA, trazendo como novidade a nova vocalista, Letícia Alcantara. O que se notou nesta primeira apresentação é que, a despeito da qualidade técnica do conjunto, falhas de regulagem de som tornavam o som extremamente embolado, ficando muito difícil de ouvir os vocais de Davi de Graaff, que saíam abafados e quase impossíveis de serem ouvidos. Situação semelhante aparecia durante as performances das outras duas vocalistas, que em determinados momentos apresentava falhas ao executar pedaços que exigiam o uso de agudos.

Contudo, a despeito de tudo isto, foi uma apresentação bastante animada e a que contou com mais gente na plateia. Davi mostrou bastante presença de palco, executando danças e dramatizando certos momentos em que cantava. Quando as canções não envolviam a sua participação, ele dançava, se mexia pelo palco e fazia da apresentação algo muito interessante. As duas vocalistas, infelizmente, não tinham presença de palco, limitando-se a somente dizer um “obrigado” a cada música executada. Por ser uma banda nova em palcos, precisa de um pouco mais de experiência e de interação com a plateia, sentir que as pessoas precisam de um pouco da resposta do artista a elas.

groundcast_gothicstation2013_33Depois entra em cena os veteranos do DER KALTE STERN, do conhecido Dj Tonyy Moreira, também dono da excelente balada “Trash 80” (que prometo algum dia da minha existência ir). O que chama a atenção na performance é o uso bem conciso de instrumentos reais, um baixo e um tambor, com música eletrônica minimalista. O som ainda estava um bocado ruim, mas melhor do que na primeira apresentação. O carisma de Tonyy com os presentes para sua apresentação era muito grande, interagindo e até mesmo contando algumas piadas.

O que se notava nas pessoas que viam o show é o fato de ser um público composto de pessoas mais velhas, possivelmente por conta de o grupo ser antigo. As melodias faziam alguns dos “velhos de guerra” agitarem, mostrando grande entusiasmo. Como contratempo, isto limitou demais a presença de pessoas para ver a apresentação, muito bem executada, mas um pouco vazia.

groundcast_gothicstation2013_51A grande atração da noite, o DAS PROJEKT, entra e já demonstra uma banda mais amadurecida, com músicas bem executadas e com uma boa qualidade de som. Marcelo Kpta evoluiu bastante desde a última apresentação que eu assisti do grupo, interagindo com o público, mostrando simpatia e até mesmo pulando do palco para a pista para cantar. Foi, indiscutivelmente, o melhor show. Tocou o cover de Blutengel, “You Walk Away”, numa versão bem mais interessante que a original, contendo mais peso e se firmando como uma grande música de gothic rock.

As três performances foram excelentes, contudo, tivermos um evento bem vazio. O frio, aliado ao fato de muitas pessoas ainda não valorizarem devidamente as bandas nacionais, tornou a festa de aniversário do site Gothic Station um local bastante solitário. Era possível ver apenas meia dúzia de gatos pingados, que curtiam bastante as apresentações. A casa de shows também se mostrou inadequada em termos de equipamentos e produção, prejudicando e muito a qualidade das apresentações. No geral, foi um bom evento que precisava que mais pessoas participassem, mas a iniciativa é excelente e esperamos que outros eventos como este surjam.


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.