Cinco músicas para conhecer o Darkwave

1 min


-1

Darkwave é um dos pilares da música gótica, juntamente com o gothic rock. Podemos até arriscar o gênero como alguma coisa gótica cuja base é o gothic rock e um monte de outras coisas. Para compor a lista, escolhi cinco músicas bacanas que acredito poder ajudar quem gostaria de saber mais sobre o gênero e até mesmo ficar mais inteirado nesta faceta do gótico.

Diary of Dreams – Chemicals

O grupo alemão, formado por Adrian Hates, logo após a sua saída do (agora) defunto grupo de gothic rock Garden of Delight. É hoje um dos maiores grupos do gênero, sendo referência para muitos trabalhos mais modernos. Tem um lado eletrônico muito forte misturado com rock, criando uma sonoridade única.

Diorama – Child of the Entertainement

Diorama é um grupo que surge na onda do Diary of Dreams. Sendo conterrâneos destes, o seu diferencial é ter um som orientado ao electro-pop, com menos guitarras e mais sintetizadores, puxando inclusive influências de synthpop. É muito bom de se ouvir, sobretudo por trazer ao darkwave um ar eletrônico e mais “moderno”.

Alexander Veljanov – Fly away

Vocalista de origem macedônica, integra o já bem conceituado grupo Deine Lakaien. Ele se destaca por ser, sem dúvidas, uma das vozes mais bonitas do gênero, coisa que não é tão bem trabalhada em muitos projetos. E sua carreira-solo é diferente da sua “banda-base”, merecendo ser ouvido e reouvido.

Anders Manga – Empire On the Sun

O projeto Anders Manga merece um destaque por fazer misturas não-usuais para o darkwave (o que faz muitos não gostarem do som dele). Ele coloca elementos de synthrock com uma pitada de hard rock (sobretudo em seu último trabalho, Infinite Gaze to the Sun.

Clan of Xymox – Hail Mary

E como fechar esta lista sem citar o Clan of Xymox, a banda que praticamente deu as diretrizes do darkwave? Esta música é do disco “In Love We Trust” e tem de tudo que você espera num trabalho de darkwave. É um disco novo, com uma banda renovada e que precisa ser ouvido muitas e muitas vezes.

E você, tem a sua lista? Comente abaixo, quem sabe não apareça na nossa próxima seleção.


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.

One Comment

Comments are closed.