Conheça a verdadeira feira medieval

2 min


0

 Uma coisa que fascina muita gente é o período medieval. A despeito da visão romântica do estilo, muita gente aprecia aquele ar mais “antiquado”, com suas histórias de cavaleiros e princesas, na eterna luta do bem contra o mal. Não é a toa que até hoje temos filmes e livros com esta temática, que mexe muito com a cabeça das pessoas. E se você for à Europa, pode simplesmente realizar seu sonho de reviver um pouco desta época.

Todo ano acontece na cidade histórica de Brignoles, na França, um evento conhecido como “La fête des Médiévales” (alguma coisa como “A festa medieval”). É uma feira, com duração de três horas, que ocorre durante o mês de agosto (durando normalmente três dias), com muita festa, bandas tocando ao vivo e pessoas caracterizadas. Seria um evento comum se não fosse um detalhe importante: o local onde se passa.

Brignoles é uma cidade que ainda mantêm a arquitetura da Idade Média em boa parte das residências e das ruas. Além disto, a prefeitura promove a conservação e a visitação de muitos locais, como a “Abbaye de La Celle”. A principal fonte de renda é a extração de bauxita, minério usado para a fabricação do alumínio. Por conta disto não é um local rico ou muito habitado.

A festa medieval atrai gente de toda a Europa. A ideia surgiu há quinze anos, quando a prefeitura organizou uma festa para o resgate da cultura medieval europeia e para permitir que as pessoas pudessem apresentar seu material relacionado a tradição medieval. Para participar basta enviar uma proposta de projeto para o evento, que será analisada e poderá integrar as atrações que ficam na cidade. O grande diferencial também é que, do contrário de uma feira medieval comum, a cidade se torna ao mesmo tempo estande e palco, com grupos artísticos se apresentando ao ar livre, como nas antigas cidades da Idade Média.

Confira abaixo alguns vídeos do evento.

E você, o que pensa sobre isto? Conhece alguma feira medieval? Gostaria que tivesse alguma no Brasil?


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.

8 Comments

  1. Entendi. Mas uma coisa que me deixou curiosa, aquela parada que você me explicou sobre discurso faz parte do curso de letras? Na hora pensei que fosse da filosofia ou sociologia (que me interessa bastante até).

    1. Então, Análise do Discurso tem a ver com uma parte da Linguística que estuda o que está por trás do ato comunicativo. É uma ciência que necessita de muitas coisas, como a antropologia e a própria filosofia. Aliás, não existe filosofia sem estudo da linguagem e gente como o Foulcault se dedicou a analisar o discurso e a desenvolver a teoria francesa.

    1. Simples: eu não gosto da língua. Quando fui entrevistar o Neige do Alcest o meu medo era que ele tivesse o inglês muito puxado pro francês. Ainda bem que ele fala bem inglês.

  2. Que bom cara :3 e opa, francês? Você é formado em quê, afinal? Notei que você é professor pelos comentários no garotas geeks

    1. Então, sou formado em Letras Português e Inglês e estou concluindo uma pós em língua e literatura. Durante a graduação também tive quatro anos de língua francesa (que abomino de todas as formas).

  3. Eu fico feliz, Taís, que tenha me feito uma visita. Eu mesmo não faço lá muito alarde do Groundcast fora dos locais adequados.
    E eu conheço o Medievale faz uns anos, tenho uma puta vontade de ir (e quem sabe desenferrujar meu francês).

  4. Opa, não sabia que você tinha blog, só notei agora. O seu post me lembrou de uma conta do Deviantart em que tinha várias fotos com uma galera de roupa medieval no mesmo lugar, não sabia do porquê. Agora faz muito sentido. Me deu vontade de participar de um evento assim, deve ser foda ><

Comments are closed.