Home Entrevistas Last Leaf Down – Entrevista com Sascha e Ben

Last Leaf Down – Entrevista com Sascha e Ben

109
1
SHARE

The Last Leaf Down slider

LAST LEAF DOWN é uma das gratas surpresas que encontrei nas minhas andanças pela net. Sua sonoridade combina o rock atmosférico com a melancolia do shoegaze, uma versão moderna e muito bem constituída de grupos como SLOWDIVE, AIR FORMATION e outros. Tivemos uma palavrinha com Ben e Sascha, confiram abaixo.

GROUNDCAST Estamos muito orgulhosos por entrevistar o LAST LEAF DOWN e gostaria que nos dissessem um pouco sobre a banda

Ben: É um prazer, obrigado. Somos um grupo suíço de shoegaze.

Sascha: A banda se formou em 2003 como uma banda de rock gótico Em 2007 reformamos a banda com novos membros e mudamos a nossa sonoridade para uma direção mais post-rock e shoegaze

GROUNDCAST Por que do nome LAST LEAF DOWN? Há alguma razão especial?

Sascha: Estávamos procurando por um nome que demonstrasse a melancolia de nossa música… Daniel primeiro sugeriu como nome a canção do Metallica “no leaf clover”. Eu não tinha achado legal e sugeri “LAST LEAF DOWN”

GROUNDCAST Shoegaze é um gênero que tem retornado aos poucos em bandas como ALCEST, AVES, SOLINESS (assim chamadas pela mídia de “blackgaze”) e em alguns grupos de post-rock misturando o shoegaze com a música experimental. Por que vocês decidiram tocar um shoegaze mais “puro”?

Sascha: Nós tocamos? Acho que isto não seria uma decisão atual, mas algo que veio com os anos, nossas habilidades de tocar assim como nossas letras têm se modificado um pouco Sempre estamos em busca de novas sonoridades

GROUNDCAST Atualmente, vocês acreditam que há um público para o shoegaze?

Sascha: É uma questão complicada…. Acho que boas músicas sempre tem alguma chance.

Ben: Sim, é isto. Boas músicas sempre encontram ouvintes…

GROUNDCAST Quais e quem são suas influências?

Sascha: de bandas como ANATHEMA, KATATONIA, JESU, SLOWDIVE, MOGWAI e em geral, a falta de algo ou de alguém.

Ben: Emoções, momentos passageiros….

GROUNDCAST Fiquei muito impressionado quando escutei o LAST LEAF DOWN, impressionado com a mistura entre o rock alternativo de bandas como KATATONIA (fase Tonight’s Decision) e SLOWDIVE, tudo com muita originalidade. O que vocês pensam da sonoridade da banda? É proposital?

Sascha: Isto é um grande elogio, todas estas bandas estão em nossos top five, com certeza. Conversei com Anders Blakkheim do KATATONIA, ele me contou que também é um grande fã de SLOWDIVE. Na minha visão, somos algo como um shoegaze mais melancólico, dalvez um “darkgaze”

Ben: Acho isto muito interessante de misturar partes mais sombrias com partes mais agitadas e com outras partes mais sombrias.

GROUNDCAST Muitas bandas novas estão “reciclando” a música dos anos 70 e 80, fazendo algo muito repetitivo. Vocês acreditam que falta criatividade nestes novos artistas?

Sascha: Bem, de vez em quando me irrita ver que estas bandas conseguem fazer sucesso. Por outro lado escuto coisas como “sua banda soa como as bandas de shoegaze do começo dos anos 90 e eu penso comigo mesmo: “oops…”

GROUNDCAST Vocês têm outros projetos?

Sascha: Todos temos empregos regulares, então, tristemente não temos tempo para mais trabalhos.

GROUNDCAST Vocês compartilham suas músicas livremente no Soundcloud. Qual o motivo?

Ben: Queremos dar às pessoas alguma coisa para lembrar: Há uma banda chamada LAST LEAF DOWN…

Sascha: E acho que não há mais como vender sua música de uma forma lucrativa sendo uma banda quase desconhecida. E neste ponto fico feliz se as pessoas podem ouvir nossa música, é sempre um prazer receber respostas positivas.

GROUNDCAST Algo que sempre pergunto às bandas é sobre o compartilhamento de mp3 Qual a sua posição acerca disto?

Sascha: Há muitas bandas que não estariam onde estão hoje sem o compartilhamento de mp3. Isto não é uma coisa ruim para os músicos, ultimamente é uma forma de propaganda.

GROUNDCAST Hoje, quais bandas vocês escutam?

Sascha: ANATHEMA, KATATONIA, PETTER CARLSEN, trilhas sonoras e tenho escutado a segunda fase do SLOWDIVE. No meu carro atualmente estou ouvindo a banda francesa TEAM GHOST, só para variar um pouco…

Ben: Eu realmente gosto muito do THE NATIONAL e sou um grande fã de PETTER CARLSEN, ANATHEMA e KATATONIA também. Mas também amo SNOW PATROL e SAYBIA.

GROUNDCAST Muito obrigado pela entrevista. Estamos muito gratos por mostrar aos brasileiros o seu trabalho. Então, este é o seu espaço. Manda bala.

Ben: Eu te agradeço muito. Tudo de bom.

http://www.youtube.com/user/LastLeafDown

http://www.lastleafdown.ch/

http://www.mx3.ch/artist/lastleafdown

http://www.netdesigner.ch/netgallery/main.php?g2_itemId=9407

https://soundcloud.com/last-leaf-down

Compartilhe
Share