Last Leaf Down – Fake Lights (2014)

      Nenhum comentário em Last Leaf Down – Fake Lights (2014)


Uma coisa que já deve ser de conhecimento para quem acompanha o Groundcast: eu sou um grande fã de shoegaze. Curto muito SLOWDIVE, RIDE, CHAPTERHOUSE  etc. Até mesmo o shoegaze “moderno” me agrada muito. E o LAST LEAF DOWN conseguiu trazer uma contribuição importante a um gênero que tem aumentado e muito nos últimos tempos.

“Fake Lights” é o nome do primeiro disco, lançado pela Lifeforce Records, que também é responsável por nomes como DEADLOCK, OMNIUM GATERUM e WE ARE THE DAMNED. O que você pode esperar deste disco é um trabalho refinado, de excelente qualidade e, me arrisco até a dizer, muito superior ao que se tem feito de shoegaze atualmente.

Musicalmente falando, ele segue uma linha mais “rock” e menos metal. Sem ter aquele lado “lo-fi” das bandas mais antigas e sem ter o peso das bandas de metal, o grupo vai para um lado mais melódico, mais melancólico, com um som mais atmosférico e mais denso. Talvez o exemplo mais concreto seria o AIR FORMATION, mas também com alguma influência de post-rock e de post-punk. Coisa fina apenas.

Não tem como destacar apenas uma música. Talvez a “The Theme”, por ter um clima mais desesperador que as outras músicas do disco e “Truth is a Lie”, que ganhou uma boa repaginada da versão que tem no soundcloud do grupo. Mas, de verdade, todas as músicas são igualmente boas, o que revela um cuidado por parte da banda em tornar realidade este trabalho e colocar nele tudo o que se tem de interessante e de bonito.

Talvez minha única ressalva seja que este trabalho não é indicado para quem não goste de shoegaze. Ele é bem atmosférico, denso, melancólico, triste e, ainda sim, shoegaze. Ele não vai servir de entrada para quem quer gostar deste tipo de música, nem para quem deseja um disco mais “enérgico”.