Home News “Má Vontade Boa Intenção”: Valciãn Calixto antecipa novo disco com single inflamado...

“Má Vontade Boa Intenção”: Valciãn Calixto antecipa novo disco com single inflamado e cheio de ritmos

74
0
SHARE

Uma música sem receio de falar a que veio e um artista irrefreável em sua trajetória ascendente na cena independente nacional. A história já é conhecida: músico se muda para o Rio de Janeiro ou para São Paulo em busca de reconhecimento da mídia do que é considerado o centro cultural do país. O assunto é uma das críticas presentes no inflamado single “Má Vontade Boa Intenção”, de Valciãn Calixto. A música anuncia o segundo disco do cantor e compositor, e já está disponível no Bandcamp e YouTube.

 

Verdadeira crítica geracional, o single precede a mistura rítmica que já é marca registrada de Valciãn desde o disco de estreia, FODA! (2016), considerado um dos melhores do ano em diversas listas. As composições do músico surgem de experimentações unindo diversas influências, mas sem definir rótulos. Com uma percepção maior das diversas sonoridades, Valciãn acredita em uma unificação de gêneros musicais, no fim do separatismo e do elitismo nas artes.

 

Ferina e agressiva, música traz em sua melodia uma prévia do que será o próximo trabalho do músico: um passeio por vários ritmos, entre eles a swingueira, o rock, o reggae e o afrobeat. Já a letra é um desabafo sobre a cultura brasileira e seus comportamentos.

 

“A letra ataca diretamente a cultura e o pensamento provinciano que impede o brasileiro de realizar qualquer ação positiva, seja para si, seja para outrem. Isso contribui para a manutenção da atual conjuntura no país, assim como a morosidade que percebo em parte dos artistas do Piauí, como se pode ouvir na terceira estrofe da música”, explica Valciãn.

 

A famigerada terceira estrofe traz a ideia de que é preciso sair da zona de conforto para crescer. Na visão do cantor, alguns dos artistas piauienses que conseguiram reconhecimento tiveram que migrar do estado – Torquato Neto, Frank Aguiar, Marcelo Evelin, Renato Piau e outros. O músico alega que a razão para essa partida obrigatória é devido à falta de investimento e à renovação de público. Por isso, ele foi um dos criadores do coletivo e selo Geração TrisTherezina, que incentiva a união dos músicos e criadores da região, movimentando a cena local para uma exposição em nível nacional.

 

“Tapar os olhos para isso é burrice. Não tem investimento, não há cadeia produtiva, casas de shows abrem e fecham sem que percebamos. Mesmo a nível de Nordeste, se qualquer artista quiser se estabelecer, tem de sair para tocar no eixo sudeste do Brasil, Baiana System e Cidadão Instigado são bons exemplos. A Geração TrisTherezina ainda tem muito o que conquistar, muito mesmo, tanto profissionalmente quanto a nível de projeção, mas já notamos nossos nomes sendo mencionados fora do Piauí, o que demonstra uma vitória pequena quanto à terceira estrofe do single”, finaliza.

 

O novo álbum de Valciãn Calixto deve ser lançado no começo do segundo semestre de 2017.

 

Ouça “Má Vontade Boa Intenção”:

https://youtu.be/wENgqRRQVA8

https://valciancalixto.bandcamp.com/track/m-vontade-boa-inten-o

Compartilhe
Share