Mais dez músicas tristes e melancólicas

2 min


0

Muito bem meus amigos do Groundcast. Devido ao sucesso da primeira lista, resolvi criar outra para mostrar outras dez músicas tristes e melancólicas. Desta vez teremos coisas ligeiramente diferentes da primeira lista, com a adição de algumas bandas nacionais por aqui. Então que comece a aventura sonora.

10. Herod Layne – Apprivoisé

Banda que pertence ao excelente selo virtual Sinewave (e que preciso urgentemente fazer alguma matéria), que produziu um clipe que conta uma história expressa pela música instrumental. É sobre dois irmãos, sendo o mais velho ausente que, ao voltar, descobre que seus pais estão mortos e o irmão tomou uma terrível decisão. Não, não vou contar mais, assista ao clipe.

09. Labirinto – Silêncio Póstumo

Outro trabalho nacional interessante, mesclando post-rock e um pouco de noise. O clipe é igualmente triste, traz um sentimento de solidão e de desespero. Muito bonito e muito interessante.

08. De/Vision – Heart Shaped Tumor

Na outra lista tivemos alguns grupos de música eletrônica e evidentemente que nesta seleção não faltaria algo do gênero. Recentemente se apresentaram no Brasil em um show para 400 pessoas. Esta música fala de amor, de desilusões e por isto fica como sugestão de música triste.

07. The Collection D’arnell Andrea – A L’Aurore Assassine

Faltaram representantes do Ethereal quando organizei algumas músicas melancólicas. Para me redimir, comecemos pelo maravilhoso grupo The Collection D’arnell Andrea. Esta é, para mim, a composição mais melancólica deles.

06. Dark Sanctuary – L’assombrissement De L’ame

Ainda continuando na França, vamos ouvir um pouco de Dark Sanctuary. É um grupo bem calcado no neoclássico, com letras predominantemente em francês. Esta música está presente no disco que eu considero o mais melancólico da banda, o L’être las – L’envers du miroir.

05. Elegeion – Through the Eyes of Regret

Mudando um pouco os ares e indo para a Austrália, apresento o Elegeion. É um grupo de doom/gothic metal com elevado teor de melancolia. Suas letras são calcadas na tristeza e no tédio. Esta música, que dá nome ao disco, pertence ao melhor material que eu conheço da banda, o segundo cd soa um pouco mais “pop”, numa combinação que me agradou muito pouco.

04. The Last Dance – Silently She

Para não ficar sem colocar nenhum representante do gothic rock, temos aqui o The Last Dance. Este grupo possui grandes músicas como “Do you believe in angels?”, “This Tragedy”, entre outras. E com Silently She a banda atinge o quarto lugar da nossa lista.

03. Katatonia – Endtime

O nosso terceiro lugar é mais do que merecido para os suecos do Katatonia. A banda teve uma fase inicial muito interessante, totalmente voltada para o doom metal, antes de se tornarem algo entre o rock alternativo e o progressivo. Esta é uma música densa, melancólica, com participação de Mikael Åkerfeldt, do Opeth/Bloodbath/Storm Corrosion.

02. Novembers Doom – Twilight Innocence

Um grupo de Death/Doom metal dos EUA, com músicas e melodias a desafiar o clichê e o comum. Esta faixa é totalmente acústica, diferindo das outras que o grupo faz normalmente. Tristeza, suavidade e agressividade se mesclam nesta linda canção dos americanos.

01. The 3rd And The Mortal – Why So Lonely

Tears Laid in Earth deveria ser considerado como um dos discos mais tristes de todos os tempos. É a combinação da voz doce e melodramática de Kari Rueslåtten com as guitarras pesadas e o som de piano ao fundo, somada a uma bateria tétrica, aparecendo em momentos-chave. Merece o primeiro lugar com certeza nesta lista.

E você, sentiu falta de alguma banda? Tem alguma sugestão ou dica? Comente abaixo, quem sabe não apareça na nossa próxima lista.


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.

18 Comments

  1. The Sinking Belle (Blue Sheep) da banda Sunn 0))) com participação da banda japonesa Boris. Melancólica e muito bonita.

  2. Olá, poderia incluir “Esperando por mim” e “Via Lactea” do Legião Urbana.

    Valeu pelo post

  3. Faltou Black Tape for a Blue Girl, Lacrimosa…Mas gostei do Novembers Doom, The Col­lec­tion D’arnell Andrea, Eleigon (apesar que prefiro a música Scars deles) e Dark Sanctuary, apesar que do Dark Sanctuary, é difícil escolher a mais triste…

    1. Anotado, Black Tape for a Blue Girl tem muita coisa legal nesta linha mais triste. E obrigado pelo comentário, anotei as suas sugestões.

  4. Olá! Tenho 3 sugestões interessantes p/ acrescentar à sua lista:

    Uma é dessa maravilhosa banda alemã de Prog chamada Sylvan. Eles fizeram um álbum conceitual chamado coincidentemente de “Posthumous Silence”, que vale muito a pena conferir. Aqui está minha música preferida, cujo nome também é o título do CD:

    http://www.youtube.com/watch?v=h3kU_UkIcF4

    Outra é a “For my falling angel”, do My Dying Bride. Dispensa comentários: letra, melodia, tão belos e tão fúnebres!

    E a última sugestão é um CD antigo do músico multi-instrumentista Mortiis. Ouça qualquer música do álbum “Selvmord”, do projeto paralelo que Mortiis tem (ou teve) chamado Vond. Qualquer uma daquelas 4 faixas macabras e doentias poderia fazer fundo em um funeral (selvmord em norueguês significa suicídio).

    É isso aí! Gostei da maioria das escolhas de sua lista! 😉

    Abraços!

    1. Olha, boas dicas. Eu gosto muito de Sylvan e tenho o DVD do show do Posthumous Silence. Minha favorita é a Pane of Truth. Prometo colocar na próxima lista.

      E muito obrigado por comentar.

Comments are closed.