Home Artigos O que define o EBM?

O que define o EBM?

80
0
SHARE

 

AD:keY é um dos grupos que mais participam dessa renovação da cena EBM
AD:keY é um dos grupos que mais participam dessa renovação da cena EBM

 A cena

 

Falar de uma cena é muito complicado. Na Europa, sobretudo na Alemanha e na Bélgica, ainda temos uma cena EBM forte, que divide espaço com a cena gótica e algumas vezes estas se conflitam. Fora deste eixo, em países como Portugal e Espanha, a cena é muito pequena, restrita a poucas pessoas e a poucos grupos, muitas vezes tornando-se muito mais uma reunião entre amigos.

Existem poucos festivais europeus para o estilo, o mais famoso é o Familientreffen, onde o foco é no EBM Oldschool e no Anhalt, voltado para um público não-gótico e não-metal. Contudo, eventos como a Gotik Treffen e o Castle Party sempre trazem bandas de EBM para seus shows, da mesma forma que fazem com os shows de metal.

Fora da Europa existem pequenas cenas, não mais que meia dúzia de indivíduos em alguns locais. Normalmente o que se toca de EBM fica restrito a casas para góticos, onde os EBMers precisam dividir espaço. Deste modelo surge a falta impressão que o gênero faz parte da cena gótica.

No Brasil a situação é muito parecida. Temos pouquíssimos grupos de EBM e não temos eventos dedicados ao estilo. As casas noturnas góticas é que acabam sendo responsáveis pela divulgação do estilo, muitas vezes mesclada com electro-industrial e seus derivados. Não existe, de fato, uma cena para o EBM, muito menos uma reunião de amigos que possam movimentar alguma coisa. Também não temos muitos grupos, o que causa, sem dúvidas, uma falha grande para a criação de um público que queira ouvir o electronic body music.

Compartilhe
Share