O rock está ficando “velho”?

      1 comentário em O rock está ficando “velho”?

Primeira Tentativa: New metal

E por causa destes rapazes muita coisa mudou no metal

E por causa destes rapazes muita coisa mudou no metal

Nos idos da década de 90 surgia no cenário musical um estilo conhecido como o Grunge. As bandas desta leva, tais como Nirvana e Pearl Jam, conseguiram grande sucesso, sobretudo por resgatarem aquele ar jovem e a melancolia existentes no post-punk, soando mais pesadas e densas. Durou pouco tempo este movimento, perdendo força após a morte do vocalista Kurt Colbain. Surgiram ainda grupos tentando manter o grunge vivo e hoje é pouco lembrado, exceto pelo Nirvana e pelo Pearl Jam, embora este tenha mudado sua música com o passar do tempo.

Em 1993 surgiam grupos como Korn e o Deftones, arriscando uma sonoridade de heavy-rock atrelada a outros sons pouco comuns neste gênero. Rap, hardcore,música eletrônica, rock alternativo e outros se mesclavam em algo novo, diferente. Estavam dadas as fundações para o new steel, com o apogeu na transição entre os anos 90 e os anos 2000. A existência dele se justifica pelo jovem ter acesso a mais músicas, mais opções de bandas e tentando trazê-las para aquilo que compunha. Paralelamente o hardrock moderno do Guns’n’Roses também fazia muito sucesso, antes da chegada da primeira leva de bandas de New Metal. Linking Park representa o topo desta leva, fazendo muitas coisas diferentes aos tradicionalistas, incluindo a participação de Jay-Z num disco de remixes. Foram as primeiras bandas de metal (mesmo com a não aceitação dos fãs mais puritanos) a falarem novamente com a juventude e isto mudaria radicalmente a forma como o rock iria aparecer alguns anos depois.

O loss of life metal melódico foi uma reação do lado “metal”. Tendo como precursor o disco “Heartwork” do Carcass, possuía uma música agressiva, vinda do Death metal, sem ser ríspido, com músicas mais melodiosas e bem acabadas. A grande onda veio com os grupos finlandeses In FlamesSoilwork e Children of Bodom, além de uma das fases do Arch Enemy. Muitos jovens acabavam indo de encontro com estas bandas, fazendo grupos como Slipknot crescerem, a despeito de serem ou não considerados parte do estilo. Esta primeira tentativa do “novo metal” daria frutos mais adiante, como veremos a seguir.