[Resenha] Violent Attitude If Noticed – Ourselves and Otherwise (2017) + Stream

 

1. Time Waster (05:08)

2. Useless (06:17)

3. Redemption (03:51)

4. White. Yellow. Red. (10:32)

5. The Tower (08:54)

6. Ever-Ticking Clock (06:52)

7. Ground Zero (05:16)

Prog rock / metal / Synthpop, Progressive Gears

Eu já escrevi uma resenha sobre o Eight, lançado há três anos. Olhando para este trabalho e para o Timeline, nota-se uma mudança e uma evolução bem interessantes na musicalidade deste grupo, refletindo muito dos experimentos realizados pelo seu idealizador, Will Geraldo, em outros projetos.

Arrisco-me a dizer que este é o trabalho que mais tenta fugir do que se convenciona como “progressivo”, sobretudo por trazer muitas referências ao synthpop dos anos 80, ao bom gothic rock e o uso de sintetizadores numa pegada mais vintage. Não é um disco complexo ou difícil de ser ouvido, o que não quer dizer que ele seja pobre de conteúdo ou mal produzido. Ele junta de forma grandiosa aquele som bacana dos anos 1980 com o que tem de mais novo, criando diversas camadas que precisam ser escutadas com calma para serem notadas.

Também podemos dizer que os sintetizadores marcam presença maciça em Ourselves and Otherwise, de uma maneira menos comum a grupos de rock ou de metal. Um ouvinte mais atento vai perceber que se resgatam características marcantes dos anos 1980-90, sem deixar que essa música se torne apenas mais um elemento e se entremeie no som de forma coesa. Tudo ali faz muito sentido e não apenas como um elemento desconectado. Algumas introduções de músicas também apresentam alguma coisa de trip-hop, influências que apareceram em outros trabalhos, como o disco solo do Will Geraldo.

O disco abre com Time Waster, primeiro single deste trabalho, fazendo uma mistura entre o hard rock estilo Asia com algumas linhas de teclado bem pop. É uma música fácil de ser assimilada, descomplicada e também cheia de energia, com um vocal bem grudento. Em Useless, dá para notar que tem alguma coisa de Depeche Mode e Peter Murphy, sobretudo pelo uso de sintetizadores como base para a música, que apresenta também uma linha bem marcante de baixo. Se não tivesse nenhuma guitarra, talvez até pareceria com uma boa música eletrônica. Redemption traz muitas influências de grupos como o The Mission, numa canção que foge totalmente do progressivo e cai nas graças do rock gótico, trazendo um pouco mais de leveza ao conjunto. White. Yellow. Red., a maior música deste álbum, é uma boa canção de synthpop, com algumas influências de darkwave, além da bela voz de Cléo em alguns momentos. A linha instrumental resgata um pouco do progressivo dos anos 1970, tornando a música mais pomposa e épica.

Com a faixa The Tower começa a puxar um pouco o freio e traz uma mistura muito interessante de música acústica com um pop rock muito bem construído. A voz ganha mais ênfase, com guitarras menos marcadas que nas faixas anteriores. Ever-Ticking Clock é a faixa mais metal do álbum, com alguns riffs que trazem forte influência de um heavy metal mais tradicional e que ruma aos poucos para o progressivo, ainda que com doses bem generosas de teclado e sintetizadores. Fechando este maravilhoso trabalho, chegamos em Ground Zero, um encerramento que apresenta uma música que mistura synthpop com trip hop e um bocado de piano, numa bela apresentação instrumental.

No saldo geral, pode-se dizer que Ourselves and Otherwise foge do padrão do progressivo. Foge também de convenções comuns ao gênero rock, apresentando toda uma gama de influências que não são comuns fora de grupos experimentais. Talvez se você esperar algo mais pesado, fique com o Eight. Contudo, se estiver preparado para um trabalho com uma identidade muito diversa, com fortes elementos eletrônicos e com um prog rock diferente, escute sem medo este álbum, cuja arte foi feita por Fernando Melo, um dos administradores deste site e colunista (quase) regular.

Links Relacionados

http://vainattitude.com/

https://twitter.com/VAINATTITUDE

https://www.facebook.com/ViolentAttitudeIfNoticed

http://www.youtube.com/channel/UCydySrEsJSpJO8NJL7tl0CA

https://open.spotify.com/artist/5WbBa3aZeCwaeYv3V2eKaT

http://discoverourselvesandotherwise.today/