Walsuan Miterran – Feelings Of The Soul (2014)

Feelings Of The Soul
01. Beyond the Sky (01:27)
02. Heaven or Hell (04:32)
03. Death Is Not the End (04:19)
04. Metalbrasil (04:12)
05. Eternal Love (04:17)
06. Water Under the Bridge (03:39)
07. God´s Time (04:21)
08. Memories of You (04:16)
09. Last Minute (05:19)
10. Eternal Love (Playback Version) (04:20)
11. Memories of You (Playback Version) (04:20)

O guitarrista goiano Walsuan Miterran , com seus 17 anos dedicados à guitarra, é um dos grandes nomes da nova leva de músicos instrumentais brasileiros. Com o seu segundo trabalho, “Feelings Of The Soul” produzido pelo próprio guitarrista e mixado e masterizado por Adair Daufembach, conhecido produtor que já trabalhou com grandes nomes, como o Project46.

O trabalho começa bombástico, com uma bela introdução e segue com linhas flertando com o neoclássico e o power metal. Por mais que a guitarra tenha uma ênfase muito grande, todos os instrumentos estão bem marcados, sem serem “apagados”, como costuma acontecer com trabalhos instrumentais feitos por guitarristas.

Talvez o termo versatilidade se encaixe bem neste disco, pois é possível notar nele uma veia progressiva, com melodias pensadas numa ideia de continuidade e usando muito da técnica sem soar extremamente virtuoso ou hermético. Em especial destaco a música “Metal Brasil”, numa mescla muito bacana entre a música nordestina e o heavy metal. É a melhor música deste trabalho sem sombra de dúvidas.

O disco também tem espaço para baladas, com destaque para “Water Under the Bridge”, que vai agradar em cheio fãs do Scorpions e do Whitesnake. E da mesma maneira bombástica que o disco começa, ele se encerra na ‘Last Minute” como se ligasse o começo com o fim do trabalho.

No geral, é um excelente trabalho. Talvez o que me incomode um pouco é que é tudo tão bonito, tão arrojado, tão bem encaixado e tão bem montado que sinto um pouco de falta de algo que me faça sentir o disco como um todo. Talvez por ele me lembrar de uma época que eu era mais novo e adorava este tipo de música e que hoje espera um pouco mais de ousadia que eu acabe não dando nota maior que três neste disco. Senti que faltou ousadia, faltou um pouco de tempero ali. Mas, caso você não se incomode com estas questões, pode ir na fé que é um trabalho de extrema qualidade.