Eu não sou o maior fã da cena metalcore. São raros os trabalhos que eu realmente gosto, sobretudo porque o gênero se tornou muito banal, com diversas bandas fazendo quase sempre a mesma coisa. Mas desta vez eu tiro o chapéu para o pessoal do Enfeeble, com este disco, Encapsulate This Moment.
Os alemães apostam numa fórmula diferente dos grupos mais “tradicionais” de metalcore: mesclam um lado mais metal, fazendo ótimas referências a grupos como In Flames, Soilwork, Children of Bodom e ao thrash metal mais moderno. Então temos guitarras mais limpas, menos presença do hardcore melódico e muito mais peso.
As linhas de guitarra possuem solos mais puxados para o heavy metal, lembrando até mesmo alguns bons momentos do Machine Head e do Fear Factory. A bateria é muito boa, pesada, intensa e bem colocada. E os vocais são bem na linha metalcore/screamo: vocais limpos, melódicos, trabalhando em conjunto com vocais mais gritados e urrados, criando um contraste bem típico para o gênero.
Há algumas boas músicas, destacando-se Personage Collapse, com uma excelente parte de guitarra, Cavity Door, com sua brutalidade e peso bem medidos, Cries, cujo começo lembra muito o In Flames. Como pontos baixos tem a introdução, que poderia ser cortada e o fato de que as treze faixas vão perdendo a força conforme você escuta. A despeito da excelente produção, o disco, infelizmente, começa a ficar pouco inspirado conforme chega as faixas finais.
Em todo o caso, é um disco que merece ser ouvido com bastante calma e apreciado. Sobretudo pelas boas ideias e por tentar traçar algo original na música. É uma banda com personalidade e acessível em termos de música.
https://www.youtube.com/watch?v=xvqWdxaoUTI