Inspirado pela lista feita no site Papo de Homem, decidi mostrar o lado do post-metal, que aparece aqui e ali nas listas do Groundcast. Por conta de eventos como o Roadburn e o Denk, evento de post-rock, mas que conta com algumas bandas de metal. E ainda tem alguns grupos que acabam indo parar nesta categoria, como o Alcest e o Cult of Luna, pois incorporam influências e sonoridades que os tornam impossíveis de serem chamados apenas de black metal ou Sludge.
E como tudo isto começou?
Aqui no Groundcast já tem um texto bem legal sobre o assunto. Falando de forma bem resumida, o post-metal aparece nos idos dos anos 90, com bandas emergindo da cena punk, metal e grunge, na mesma época em que começaram a surgir os primeiros grupos de post-rock.
Dentre estes grupos o Neurosis, originalmente da cena crust-punk, lança seu disco Through Silver in Blood, no ano de 1996, trazendo uma atmosfera densa e sombria, aliada a uma musicalidade que ajudaria a definir o post-metal. Outros grupos ajudaram a dar uma cara ao que viria a ser o estilo, como o Godflesh, o Tool e o Melvins, grupos experimentais, que colocavam seus respectivos gêneros no limite e os transgrediam com frequência.
Apenas na virada para os anos 2000 é que o nome post-metal vai aparecer com força na imprensa, graças ao grupo americano Isis. Foi o lançamento do disco Celestial, cujas músicas desafiam até hoje as limitações do heavy metal, trazendo flertes com o hardcore, o noise e o sludge. Dois anos depois é lançado o disco Oceanic, dado como verdadeiramente o primeiro disco de post-metal de todos os tempos, pois nele estão presentes elementos de rock progressivo, sludge, hardcore, industrial, entre outros, vindo a influenciar grupos como Cult of Luna, Pelican, Russian Circles, entre outras.
A seguir, vamos ver os 20 discos importantes para você manjar do gênero. Talvez algumas pessoas digam que nem tudo isto pode ser chamado de post-metal. Não tem problema, o gênero é abrangente o suficiente para que alguns trabalhos possam pertencer a outras tags também. E também faltam muitos trabalhos e grandes discos. O objetivo desta lista é apresentar trabalhos para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto e talvez até levar essas pessoas a conhecerem novos artistas.
Este texto teve como referência os seguintes sites: FACT Magazine, Metal Storm, AllMusic, The Metal Archives e no Discogs.