Groundcast contra o SOPA

2 min


0

Pois é galera, o pior está por vir. Para quem não está antenado, aqui vai uma descrição do que é o SOPA:
SOPA é a sigla de “Stop Online Piracy Act”, que está ligada a um projeto de Lei nos EUA que se diz a favor do “Combate à Pirataria Online”. Contudo, na prática, esse projeto estabelece o uso no território Americano de um mecanismo de censura sobre a Internet semelhante ao utilizado em países como a China, Irã e Síria, com a desculpa de coibir a “pirataria online”. Isso significa que o projeto pretende combater práticas sociais que historicamente utilizamos para ter acesso à qualquer obra cultural na internet: trocar, compartilhar, emprestar, remixar, etc.

O problema maior é que o SOPA não afetará apenas os Estados Unidos, pois esse país, além de concentrar a maior parte da infra-estrutura da internet, concentra quase todos os serviços e sites que utilizamos diariamente, e que podem ser afetados tais como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, e muitos outros. Temos de lembrar também que muitos sites são hospedados nos EUA, mesmo sem ter TLD americano e outros fora dos EUA com TLD americano como (.com, .net, .org) em ambos os casos o site estará debaixo da legislação Americana.

SOPA também prevê instrumentos para bloquear os serviços de publicidade e pagamento online sob a jurisdição dos EUA, impactando qualquer site no mundo, apenas com base em uma denuncia de suspeita,e sem ordem judicial.

Os problemas não acabam por ai, o SOPA afetará profundamente a liberdade de expressão na Internet, todos os sites se verão obrigados a aplicar mecanismos de auto-censura, e filtrar toda atividade online de seus usuários para evitar serem bloqueados.

O que diz a lei (SOPA)?

Quando um site for denunciado, todos os demais sites que tenham “relacionamento” com ele e não queiram sofrer as conseqüências legais terão cinco dias para:

  •     ISP: Deverão bloquear os seus DNS (impedindo o acesso ao domínio)
  •     Serviço de hospedagem: Deverão bloquear o acesso ao site
  •     Publicidade: Deverão bloquear a publicidade
  •     Serviços de pagamento: Deverão congelar os fundo
  •     LInks : Deverão ser removidos links ao site

Fonte: http://softwarelivre.org/portal/comunidade/sopablackoutbr-brasil-se-mobiliza-contra-projeto-de-lei-nos-eua-que-ataca-a-liberdade-na-internet

E onde isto afeta o Groundcast ou o leitor brasileiro? Bom, nosso site está hospedado num servidor americano, onde, pela proposta, pode ser retirado no ar caso tenha, por exemplo, algum conteúdo que alguém ache ser ilegal. Isto também afeta o fato de termo, deste modo, uma auto-regulação punitiva, que viola nossos direitos e privacidade.

Por isto eu, Fabio Melo, me coloco contra este projeto e, por isto, não estranhe a faixa preta no site. É para mostrar a todos que o blog não apoia, de forma alguma, esta medida.

Agradeço a paciência de vocês e espero que isto mude.

http://faconti.tumblr.com/post/15816342474/problemas-do-sopa-para-o-brasil-e-o-mundo


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.