O peso do rock se une a elementos do folk no EP “Despertar”, da Old Dog (Passo Fundo/RS). A banda gaúcha mostra o amadurecimento de seu trabalho nas quatro faixas do compacto, que vão do blues ao classic rock, sem nunca abandonar as raízes do folk. Com letras em português, as canções contam histórias de superação, de mudança, nas quais “Despertar” também significa sair da inércia.
“O grande diferencial deste trabalho é a sonoridade do EP. Em todas as canções, ficam evidenciadas as principais influências musicais de cada um dos integrantes da banda, com um trabalho cada vez mais maduro desde o primeiro EP lançado pela OLD DOG”, conta o vocalista Rodrigo Accorsi.
Formado por Rodrigo Accorsi (voz), João Schons (guitarra), Jordalan Muniz (baixo), Jean Novello (harmônica, banjo e vocal) e Marcelo Cassol (bateria), o quinteto tem como influências musicais Johnny Cash, Lynyrd Skynyrd, Elvis Presley, Chuck Berry, Rolling Stones, The Beatles, Blackberry Smoke, dentre outros.
Desde 2013 na estrada, a Old Dog é uma banda de Southern Rock que une altas doses de rock’n’roll e folk em suas canções. De lá para cá, a banda produziu três conjuntos de sessions, denominadas “Farm Sessions”, “Basement Sessions” e “Garage Sessions”, que alternam entre canções autorais e covers de artistas que influenciam a Old Dog. A “Basement Sessions” rendeu, em 2019, um EP de mesmo nome, composto por três faixas.
Primeira do EP, “Despertar” é a faixa-título e também representa o chute na porta, dado pela Old Dog. Os riffs da guitarra e da gaita gritam, juntos, acompanhados pela voz de Rodrigo, e pela cozinha enérgica de Jordalan e Marcelo. A segunda música é o single “Pé na Estrada”, com vocalizações e com o banjo afinado de Jean, que chama o ouvinte para viajar com a banda.
Com uma pegada marcante do baixo, “Tempo” deixa o ouvinte com vontade de mais. Já, em “Outra Pessoa”, faixa escolhida para fechar o EP, o balanço da guitarra “bluesística” de João acompanha a história de quem não aceita a realidade e busca a mudança.
O EP “Despertar” tem produção musical de Chico Frandoloso, e supervisão técnica de Hélio dos Anjos (Dusa). As faixas foram captadas no Estúdio Stone Rock (Passo Fundo/RS), com mixagem de Átila Viana (Estúdio 12) e masterização de Marcos Abreu, ambos de Porto Alegre/RS.
Ouça “Despertar” nos streamings
Spotify – https://bit.ly/3bhRC8B
Deezer – https://bit.ly/2VhI5J9
Apple Music – https://apple.co/2VCSnCl
Google Play – https://bit.ly/2XKPSRg