Disco Experimental do Dia é um projeto para o mês de agosto, onde será apresentado, a cada dia, um álbum experimental que você deveria conhecer, deveria ouvir e, acima de tudo, deveria curtir.
Eu gosto de dark ambient, mas preciso muito confessar que conheço pouco, assim como também comecei a conhecer o dungeon synth. Se eu conhecer meia dúzia de bandas é muito. Sou fã do Atrium Carceri, Flowers for Bodysnatchers, Nocturnal Emissions, Raison d’etrê e, claro, o Coil. Fora isso eu ainda escutei uma coisa ou outra feita pelo pessoal do black metal, mas nada de muito relevante.
Então passei a ouvir com bastante atenção o podcast From the Corners Unknown e eles recomendaram o disco de estreia do NERATERRÆ, projeto italiano idealizado por Alessio Antoni e eu até recebi um e-mail dele falando do primeiro disco. E que disco, meus amigos, que disco.
Primeiro, ele é feito em parceria com o que tem de melhor no dark ambient, como Treha Sektori, XERXES THE DARK, Flowers for Bodysnatchers, entre outros. Segundo, é diferente de simplesmente um som ambiente, ele tem uma base melódica excelente, evocando sentimentos de melancolia e tristeza conforme você vai escutando. São como sons de paisagens lúgubres, saturadas de escuridão.
Não deve nada aos trabalhos que o pessoal da Cryo Chamber lança e recomendo muito a audição. Você pode ouvir esse disco no Spotify ou em qualquer serviço de streaming.