Disco Experimental do Dia é um projeto para o mês de agosto, onde será apresentado, a cada dia, um álbum experimental que você deveria conhecer, deveria ouvir e, acima de tudo, deveria curtir.
Um “gênero” que apareceu recentemente é chamado em alguns locais como jazzgrind ou jazzcore. É a junção de várias formas de jazz com a rispidez e brutalidade do grindcore. Tente pensar em algo entre o Napalm Death e o Miles Davis e acho que você terá uma ideia do que é isso.
Five Pound Pocket Universe é um trio suíço que apresenta uma musicalidade brutal, pesada e com referências que vão do jazz mais suave ao grindcore mais bruto e pesado. Some isso a influências como a do japanoise, música de videogame, pop japonês e toda uma sorte de gêneros que não deveriam estar ali, mas por alguma razão inóspita, estão.
É um disco com um nível de técnica absurda, não devendo nada a grupos de math rock. Por mais estranho e bizarro que esse disco soe, ele é incrivelmente fácil de ser ouvido (dentro de muitas limitações) e não soa simplesmente como um amontoado de referências. Para completar, a capa é feita por ninguém menos que Shintaro Kago, desenhista japonês conhecido pela sua estética extremamente bizarra e escatológica. Não deixe passar esse disco maravilhoso pelo seu Spotify ou qualquer outro serviço de streaming que lhe agrade.