Bergfried: “há muita variedade e uma vontade de transcender o gênero”

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Bergfried é um projeto bem interessante de metal com fortes referências à Idade Média e também a outros gêneros musicais. A gente aqui conversou com o seu idealizador, o alemão Erech Leleth. Aqui a gente falou de música, inspirações e, o melhor de tudo, sobre arte.

Em primeiro lugar, obrigado por nos conceder esta entrevista. Poderia comentar sobre sua trajetória musical para nossos leitores? Como é o processo de se tornar um multi-instrumentista?

Não me chamaria de multi-instrumentalista. Prefiro o termo compositor para afastar o foco dos instrumentos. Comecei a tocar violão e fiquei com ele, baixo e vocais seguiram por necessidade, para que eu fosse capaz de gravar a maior parte de minha música sozinho. Mas tudo isso para mim é apenas um fim para ajudar a compor música. Não sou um guitarrista muito bom nem vocalista, então me chamar de multi-instrumentista seria enganoso. Aos 12 anos, começamos a primeira banda de punk ainda criança e com 15 comecei a escrever e gravar minhas primeiras faixas de metal em casa e depois aos 18 descobri o Black Metal e lancei as primeiras músicas com um baterista como Der Toten Lebend Schein.

Analisando suas outras bandas, nota-se um grande interesse pelo black metal e alguns de seus aspectos. Como surgiu esta paixão pelo gênero? Eu realmente gosto que estes projetos tragam muito desse som obscuro que comecei a gostar quando eu era adolescente.

Acho que quando você é levado pela angústia da adolescência e passa a explorar as emoções mais obscuras dentro de sua alma, o Black Metal consegue ser uma ferramenta muito boa para lidar com isso. A gente descobre que há pessoas por aí que não se esquivam de ir mais fundo e brincam com temáticas de morte, perdição, Satanás e luxúria. É claro que isso não se limita a este gênero musical, mas ele estava presente neste momento de minha vida. Acho que isto moldou minha abordagem aberta à arte em geral e se você olhar para a música relacionada ao Black Metal hoje em dia, há muita variedade e uma vontade de transcender o gênero, pela qual sou realmente grato.

Bergfried se propõe a ser um metal medieval romântico. Como foi a concepção deste projeto? Pelo menos para mim, é um trabalho surpreendente que usa muitas referências da Idade Média (o termo Romântico, em português, é raramente usado para descrever esta era, então para alguns aqui pode soar como se estivéssemos falando de amor).

O termo “Metal Romântico Medieval” (assim como o título alemão “Romantik I”) tem várias camadas. É de fato uma história de amor, então pode-se vê-la dessa forma com certeza. A parte medieval do projeto não é nada medieval, mas sim uma visão romantizada da Idade Média, como estava presente nos séculos XVIII e XIX na Europa. Os tempos medievais sempre foram usados para agendas políticas e ainda o são (veja aquelas inúmeras bandas de Black Metal que gostariam de voltar aos tempos supostamente mais simples, que o usam para apoiar suas visões de mundo de supremacia branca). Bergfried tem uma visão medieval um pouco mais inocente, quase infantil, ao longo das canções e não se baseia em uma percepção historicamente precisa da Idade Média.

Assim, o seu interesse pela Idade Média vem de onde? É perceptível, mesmo pela arte da capa do EP, que há muita pesquisa sobre a época.

Me formei em história medieval há algum tempo e embora tenha que admitir que não era o melhor medievalista, diverti-me muito com isso. Por causa da falta de fontes para aqueles tempos em comparação com a era moderna, sempre tive a sensação de que os medievalistas eram mais contadores de histórias do que historiadores (embora um bom historiador também deva ser um bom contador de histórias).

Li em alguns lugares que as pessoas consideravam Romantik I ” esquisito “, já que é muito complicado classificá-lo exatamente em qualquer rótulo específico. Como você definiria o gênero musical deste EP?

Não sou eu quem deve responder a isso. Estou surpreso com os gêneros que as pessoas criam em relação ao Bergfried. Eu só inventei o Metal Romântico Medieval porque essa é a atmosfera, mesmo que não seja realmente metal.

E sobre a arte de capa do Romantik I, poderia nos dizer mais sobre ela? Eu gosto porque tem uma clara referência aos desenhos e pinturas da Idade Média de uma maneira muito próxima do que era feito na época.

Haharobin tem um estilo distinto e ao mesmo tempo em que eu procurava o artista certo para ilustrar a história dos amantes da guerra, soube imediatamente que sua arte se encaixaria perfeitamente no clima. Você pode ver os dois de pé no topo de um Bergfried (a torre de um castelo medieval), enquanto eles se matam um ao outro com suas espadas. A cidade ao seu redor está queimando. Eles perceberam que essa seria a única maneira de parar a matança sem sentido no campo de batalha. Você está certo com as referências medievais, embora eu pense que ela também tenha uma forte atmosfera cômica.

Ouvindo todos os seus projetos, posso sentir que em algum momento parecem metal, mas não são totalmente influenciados pelo metal. O que o influencia, na música e em outros meios de comunicação?

Gosto do que você me disse. Eles “soam” metal. Não posso ter certeza de como influenciaram minha composição, mas ouço principalmente música clássica (do romantismo ao romantismo tardio em direção à modernidade), artistas pop-rock como Rilo Kiley, muito punk e Heavy e Hair Metal dos anos 1980. Outras mídias poderiam ser a fotografia de Robert Mapplethorpe ou obras de Dostoievski, mas acho que não se pode realmente ouvir isso na música, haha. É principalmente a minha própria existência emocional e a do meu ambiente que tem a maior influência. Gosto de me apaixonar e gosto de me conectar com as pessoas ao meu redor, portanto, sem isso não haveria Bergfried, nem Ancient Mastery ou o que quer que seja.

Li também que você tem dois selos, Ad Victoriam e Doctrina Carnis. Quão importante é criar seu próprio espaço para fazer seus lançamentos e produzir as coisas de outras pessoas?

Não é nada disso. Ambos estão parados, porque percebi que não sou bom em fazer divulgação e trabalhar para outras bandas. Ainda gosto muito dos lançamentos do Dark Sorcerer, Potma, Drugoth ou Dark Meditiation, mas gosto mais de trabalhar com selos para meus próprios projetos que lidam com plantas de prensagem, revistas e afins. Assim, tenho mais tempo para escrever as músicas.

Seus projetos são concebidos para serem apenas de estúdio, pelo que posso perceber. Há alguma intenção de apresentá-los ao vivo?

Não sou contra isso em si, mas seria muito demorado para mim. Tenho que encontrar os músicos certos e ensaiar. Tocaria eu ao vivo com Carathis, Ancient Mastery ou Bergfried (ou algum outro projeto) ou tocaria um Erech Leleth “Best Of”? No entanto, tenho certeza de que um dia entrarei novamente no palco, mas quero fazer isso bem-feito.

Também ouvi dizer que você admira e gosta muito de arte e literatura. Tem algum autor que você gosta ou está lendo agora? Tenho um grande desejo de voltar a estudar alemão para melhorar meu contato com a literatura alemã e me afastar das traduções que normalmente chegam ao Brasil.

Tenho. Se você está em busca de uma leitura profunda e, mesmo assim, acessível, Hermann Hesse sempre vale a pena revisitar. Se puder se concentrar adequadamente (o que raramente posso ser honesto) Thomas Mann tem muito a oferecer, especialmente em seu Doktor Faustus, bem como em Christa Wolf. Com relação aos autores alemães contemporâneos, eu recomendaria Benedict Wells ou as peças de Sibylle Berg e Elfriede Jelinek (ela é austríaca, no entanto). Se você está a fim de alguma poesia, Friedrich Hölderlin certamente nunca o decepcionará. Embora eu tenha que admitir que ainda estou em minha fase de Dostoievski, mas tenho que ter cuidado, porque o inverno está chegando e depois pode te arrastar para o abismo mais profundo.

Somos um site de música brasileira e sempre faço esta pergunta a todos os artistas: você conhece alguma banda brasileira? Você gosta de alguma delas?

Oh sim! Eu sempre fui um fã do Power Metal brasileiro. Ainda tenho a estreia auto-intitulada do Burning in Hell tocando direto aqui, assim como o Luxaeterna da Aquaria e o Steel Warrior’s Army of the Time. Sou também um grande fã do Vandroya. A Daísa tem uma voz matadora. Seria um sonho tornado realidade colaborar em uma canção com ela.

Muito obrigado por nos dar esta entrevista. Este é o espaço para enviar sua mensagem aos nossos leitores.

Obrigado por reservar um tempo para fazer esta entrevista! Fique bem!

Links Relacionados

https://www.instagram.com/erechleleth/

https://open.spotify.com/artist/6jev4gMkrcoD2pE2TIaxIg


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.