[Review] Diary Of Dreams ‎– The Anatomy Of Silence (2012)

1 min


0

Existe uma coisa sobre discos acústicos: eles são caça-níqueis de primeira. Em primeiro lugar, não se cria nada novo e coloca-se apenas uma “versão com violões” de grandes clássicos de um artista. Esta é uma verdade para quase todos os artistas. Infelizmente, o Diary of Dreams sucumbiu a este tipo de estratégia.

O disco “The Anatomy of Silence” parte da premissa de oferecer um lado mais “orgânico” a um grupo com fortes referências a música eletrônica. Então como seria transportar para este lado “não-eletrônico” suas músicas? É o resultado dado no disco lançado recentemente.

Existe um predomínio muito grande do piano nas músicas, fazendo as partes eletrônicas, tomando quase todas as composições do disco. Isto é até esperado, pois seus trabalhos, com fortes traços de synth, necessitaria de um apoio menos “estranho”. Isto torna as composições bastante elegantes, bonitas, melodias interessantes de serem escutadas aqui e ali.

E é só. Nem dá para dizer algo ruim sobre a qualidade do disco quanto concerne a produção. O que questiono é justamente o fato de não haver sequer uma remodelagem das músicas a um padrão acústico. Diferente do Projeto Sombra do Moonspell, buscando uma integração entre o acústico e a música original.

A tentativa de soar o mais próximo da versão original acaba por limitar demais as músicas. E também não se trata de um disco totalmente acústico. A música “Giftraum”, por exemplo, possui algumas partes elétricas. As melhores canções deste disco, justamente por destoarem de todas as outras, são Butterfly: Dance! (com uma pegada meio jazz/lounge muito interessante) e a Rumours About Angels, com um arranjo muito bem adaptado a nova roupagem.

No geral, um bom disco, mas dispensável e que poderia ter sido muito melhor. Sem ficar emulando clássicos em versão acústica, talvez tentando trazer um disco melhor e mais coeso com uma proposta acústica.

Setlist

1.  AmoK (3:47)

2.  O’ Brother Sleep (3:25)

3.  Butterfly: Dance! (5:43)

4.  Giftraum (3:36)

5.  Immerda (4:42)

6.  Malice (4:53)

7.  Rumours About Angels (3:45)

8.  She And Her Darkness (4:29)

9.  She (4:07)

10.  Traumtanzer (4:50)


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.