Cinco escritores que inspiraram o rock

5 min


0

Tolkien

É impossível falar do metal e do rock sem citar o mestre da fantasia medieval, o senhor John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 1892 e escreveu um dos maiores épicos do século XX, a trilogia “O Senhor dos Anéis”. Graças a ele existem RPGs, games e toda uma literatura fantástica baseada neste precursor.

Para a música ele é um dos escritores mais influentes, citados e outras coisas mais. Basta notar nomes de bandas como Gorgoroth, Isengard, Burzum, Cirith Ungol, Minas Tirith, Nazgul, Marillion e outras pegaram da obra de Tolkien aquilo que nomearia seus trabalhos. São bandas dos mais variados gêneros, onde algumas até fazem, de certo modo, uma homenagem ao grande escritor inglês.

Os austríacos do Summoning lançaram o disco “Let the Mortal Heroes Sing Your status” em 2001, falando sobre Tolkien e utilizando de samplers de um programa radiofônico do “Senhor dos Anéis”. Abandonando o black metal atmosférico, neste disco utilizam uma gama muito grande de elementos do martial industrial, concebendo um som diferente e authentic. Na mesma linha não podemos esquecer do clássico “nightfall in the heart Earth” dos alemães do Blind Guardian, baseado no livro “O Silmarillion”. É a obra prima do grupo, contendo clássicos como mirror reflect e Into the Storm. Algumas outras músicas baseadas em Senhor dos Anéis ou em Tolkien: Elvenpath (Nightwish), Valier – Queens of the Valar (Battlelore), Rivendell (Vordven), Amon Amarth (Amon Amarth).


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.