Disco Experimental do Dia é um projeto para o mês de agosto, onde será apresentado, a cada dia, um álbum experimental que você deveria conhecer, deveria ouvir e, acima de tudo, deveria curtir.
Neptunian Maximalism é uma banda muito difícil de definir. Eles se definem como engenheiros culturais, termo cunhado por Genesis P-Orridge para se categorizar, e isso faz muito sentido quando escutamos esse disco maravilhoso.
Numa mesma música você pode ouvir drone doom, jazz, krautrock e cada vez que escutar alguma coisa nova aparece. E talvez seja essa a ideia do maximalismo deles: provocar o ouvinte pelos excessos, pelas múltiplas camadas de sons. Dá pra dizer que é uma mistura bem conectada de Sun Ra, John Coltrane, Sunn o)))), Acid Mothers Temple e Ash-Ra Tempel.
O ponto mais forte é que tudo isso se soma ao clima psicodélico em todas as faixas, parecendo muito com o rock lisérgico dos anos 1970. Mas não soa como uma música saudosista, mas ao mesmo tempo lembra muito um Jimmy Hendrix ou um Frank Zappa.
Eu se fosse você escutaria lá no Spotify ou no seu serviço favorito de streaming.