Nas minhas andanças pela interwebs, conheci o trabalho do senhor Travis Collins e da senhorita Amélie Ravalec, que é traçar a história do gênero industrial. Então pedi um release, que reproduzo abaixo.
Industrial Soundtrack For The Urban Decay traça as origens da música industrial, levando-o a uma viagem através das cidades industriais europeias em ruínas até a cena vanguardista da América. É o primeiro filme a documentar a história da música industrial, reunindo entrevistas com os artistas mais influentes do meio, gravadoras e fanzines especializados.
Entre os entrevistados estão Throbbing Gristie, Cabaret Voitaire, NON, SPK, Test Dept, Ciock DVA, Re/Search – V Vaie, Z’EV, Ciick Ciick, Sordide Sentimental, Huia, In The Nursery, Hands Production / Winterkaite, The Kiinik / Dive, Ant Zen, Orphx e Prima Linea.
Sinopse
Música industrial é um gênero de música experimental inspirado em um amplo espectro de ideologias e interesses. Combina a improvisação e performance com a vanguarda, além dos temas provocantes, políticos e tabus, junto do ruído áspero e gravações do ambiente.
Cunhado em meados dos anos 70, teve origem na era pós-industrial como classe trabalhadora dos jovens de cidades industriais como Sheffield e Manchester, que começaram a fazer experimentos com o som. Desemprego, baixa expectativa de vida e opressão cultural faziam parte do ambiente decadente onde o industrial floresceu.
Quer sejam operários, estudantes ou desempregados, esses pioneiros foram todos educados, tornando-se artisticamente ocupados e politicamente conscientes de que começaram com pouco ou nenhuma referência musical. Encontraram inspiração nos movimentos de vanguarda do início do século 20, como os futuristas, dadaístas e surrealistas, bem como nos escritores contemporâneos William Burroughs e Brion Gysin. Filmes da primeira geração da ficção científica, os artistas do krautrock Kraftwerk, Can e Faust, The Velvet Underground e o “Faça você mesmo” da música punk influenciaram profundamente estas pessoas em suas composições.
Estes artistas rejeitaram grandes gravadoras, meios de comunicação e cultura de massa para inventar uma cultura própria. Este filme conta a sua história.
Por isto não percam este documentário, que está previsto para sair no final do ano. E confiram o trailer, que está sensacional:
http://industrialsoundtrack.com