KING SATAN: “O humor obscuro, a blasfêmia e o absurdismo abalam as expectativas”

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Foto por Joonas Juntunen

Para a gente, é sempre uma grande honra receber artistas voltando para conversar com nossos leitores. King Satan é uma banda já entrevistada e vai lançar (e provavelmente terá lançado quando esta entrevista for publicada) o sensacional Occult Spiritual Anarchy.

Então, poderia nos dizer o que as pessoas poderão esperar Occult Spiritual Anarchy? Escutei o álbum e achei incrível pois é mais do que eu esperava no que se refere à variedade e criatividade.

Olá novamente! Acho que “Occult Spiritual Anarchy” é o álbum mais pesado e mais sombrio do King Satan até hoje, mas também o mais melancólico e inclusive os lados mais absurdos e carnavalescos continuam lá apresentados com força. Creio que é também um passo importante em direção a um som mais voltado para o metal, se o compararmos com o que fizemos em nossos trabalhos anteriores. Mesmo que tenhamos raízes fortes no EBM/Electro-industrial, incorporamos elementos mais humanos em nossas apresentações no palco desde o lançamento do primeiro álbum. A questão crucial em relação ao nosso novo som aconteceu quando o baterista Pete Hellraiser juntou-se à banda em 2019, levando nossos shows ao vivo para o nível seguinte. Com “Occult Spiritual Anarchy”, quisemos gravar o mesmo som que gravamos no palco. Assim, as baterias eletrônicas e os computadores foram substituídos por seres humanos e instrumentos em estúdio e trabalhamos muito mais intensamente como uma banda do que antes.

Tematicamente o álbum é o fim de uma trilogia iniciada desde 2017, reunindo temas filosóficos e psicológicos de Satanismo, Ocultismo, Existencialismo, Absurdismo, Blasfêmia, Comédia Negra etc., sob o conceito que comecei a denominar de Anarquia Espiritual. E essa “Anarquia Espiritual Oculta” é o ponto máximo desse assunto.

Li que estarão em turnê pela Europa como banda de apoio do DIE KRUPPS (uma de minhas bandas favoritas). Como aconteceu o convite para se juntar a eles?

Sim, de fato, aguardávamos ansiosamente por eles. Os DIE KRUPPS são os padrinhos do metal industrial e verdadeiros pioneiros, então teria sido uma grande honra fazer uma turnê com eles como ato de apoio e promover nosso novo álbum “Occult Spiritual Anarchy” simultaneamente. Infelizmente, a turnê foi cancelada antes mesmo de acontecer na semana passada, devido às incertezas do planejamento de segurança Covid-19 que ainda estavam afetando partes da Alemanha e eles não queriam fazer a turnê sem as datas alemãs.

Esta excursão deveria ter acontecido pela primeira vez já em 2020, mas nem sequer foi anunciada quando o Covid-19 irrompeu pela primeira vez. Portanto, este mês de maio de 2022 foi o segundo teste, e todos pensávamos que estas restrições já teriam terminado, mas ainda não parece que isso tenha acontecido. É realmente frustrante, mas é o que é. A razão pela qual fizemos parte da turnê foi, naturalmente, a agência de reservas que estava por trás da turnê e das reservas de concertos DIE KRUPPS, e que também se tornou mais tarde nosso agente de reservas europeu. Então, a agência nos convidou para lá depois que estivemos nas conversas com eles sobre uma possível cooperação em território europeu.

Lembro que na outra entrevista você me disse que o humor é um assunto sério e neste lançamento percebo que o humor é obscuro e sarcástico e, ao mesmo tempo, extremamente sério. Como as pessoas têm reagido a esta proposta?

Você se lembra bem e está certo. Surpreendentemente, muitas pessoas na realidade comparam com o passado. Mas claro que, como é de se esperar, a maioria fica muito confusa em relação a nós e a tudo isso, e os níveis de confusão enfrentados vão de elogios ao ódio irracional, à dissonância cognitiva e a tudo o que está entre eles.

Acho que é porque para muitas pessoas o mundo é um lugar muito preto e branco. De qualquer forma, aprecio brincar com contrastes e combinar coisas que muitas das vezes parecem ser opostos um do outro, tanto na música como nos temas. O uso do humor sombrio e sarcástico e o fato de sermos extremamente sérios em relação às coisas filosóficas ao mesmo tempo, não se contradizem. Diabos, eles podem até se amplificar um ao outro quando combinados!

Basta olhar para aqueles mitos, contos e folclores nos quais o Diabo mitológico tem se feito passar por um brincalhão ou um bobo, para ridicularizar e expor a conformidade natimorta, o moralismo vaidoso ou convenções inúteis. Assim como, por exemplo, Sócrates ou Diógenes, o cínico, também fez nos tempos da Grécia antiga. Ambos são para mim uma grande fonte de inspiração. O humor obscuro, a blasfêmia e o absurdismo abalam as expectativas de como a realidade deve ser percebida, e é uma forma de rebelião em relação ao status quo e à conformidade. Eu não acho que haja realmente piadas inocentes, pois mesmo com as piadas mais leves também, elas sempre representam a visão do mundo, as estruturas percebidas e os valores centrais do brincalhão através de algum tipo de espelho caricaturizado que desvanece seus filtros habituais de conformidade. A ironia é que a maioria das pessoas não percebe que quando estão brincando, estão revelando uma versão mais honesta de seus pensamentos e emoções genuínas, porque aparecem sem os filtros que muitas vezes são colocados na chamada “discussão séria”.

E como isso está relacionado a nós? Não posso simplesmente deixar esta resposta sem uma citação do fantástico “Os Irmãos Karamazov” de Dostovjeski, que também inspirou muito nosso palhaço-narrativo.

“Há pessoas que se sentem muito profundamente, mas que de alguma forma se sentem oprimidas. A aproximação do bobo neles é uma espécie de ironia odiosa contra aqueles a quem eles não podem ou não ousam dizer a verdade diretamente no rosto” – Os Irmãos Karamazov (Fjodor Dostovjeski)

Estava lendo as letras da Occult Spiritual Anarchy (e sempre gosto quando um artista nos envia a letra para que possamos conhecer mais do que apenas a música) e lá notei uma citação de Baudelaire, que vem do poema Le Joueur généreux e que até aparece em um filme muito bonito. Queria realmente saber o quanto a literatura desempenha um papel importante para você e a composição de sua letra.

Fico feliz que tenha perguntado isso, uma vez que a literatura desempenha um papel muito importante quando se trata das influências em minhas letras, mas também dos temas e da estética em geral. Leio muito, é um dos meus mais queridos hobbies e maneiras de lidar com a realidade e, de certa forma, todas as minhas letras são um tipo de diálogo entre mim e os assuntos que encontro no meu real, em que literatura e demais artes (especialmente cinema) desempenham um papel muito importante junto com meus encontros com o mundo e as pessoas ao meu redor. Filosofia, mitologias, religiões, ciência, psicologia, história, ocultismo são meu maior interesse pela literatura, mas também gosto de muitos romances (principalmente aqueles com forte tom filosófico, como as obras de Dostovyeski e J.R.R. Tolkien). Mas é claro que os filmes são uma fonte quase tão importante de inspiração, tanto para as letras quanto para a estética, que não deve ser negligenciada. Acho que sem os filmes como Clube de Combate, The Matrix, Apocalypse Now, Scarface, Aki Kaurismäki, Os Fantasmas se Divertem, O Sétimo Selo, Pi , Medo e Delírio, Kill Bill, A Montanha Sagrada ou qualquer coisa de Stanley Kubrick, Tarkovski, David Lynch e sem esquecer os filmes do Batman ou coisas relacionadas a Alan Moore e , possivelmente o King Satan seria uma banda totalmente diferente.

Ainda falando da letra do novo álbum, estou impressionado com a qualidade de sua escrita, especialmente porque, em geral, as novas bandas de metal industrial investem pouco em estilo e profundidade. Há algum escritor ou algo que o influencie na maneira como você escreve este material?

Obrigado! Há muitos que me influenciaram quando se trata de minhas letras, mas acho que minhas maiores influências para meu conteúdo lírico de escritores externos podem ser autores como Friedrich Nietzsche, Aleister Crowley, Dante Alighieri, C.G. Jung, Michael Bertiaux, Jiddu Krishnamurti, Fiodor Dostovjeski, Mihail Bulgakov, Anton LaVey, Chuck Palahniuk, G.I. Gurdieff, Hunter S. Thompson, Baruch Spinoza, Platão, Peter J. Carroll, Colin Wilson, Carlos Castaneda, Diogenes o Cínico, para citar pelo menos “alguns”. Todos eles deixaram uma marca séria em mim e em meus pensamentos e, portanto, na minha letra.

E isto somente quando se fala apenas do conteúdo, pois não são realmente letras de rock pela forma que conhecem (exceto algumas das obras de Crowley e Dostovjeski talvez!). Mas estilisticamente eu acho que foram muito mais influenciados pelos estilos de poetas e letristas, como Charles Baudelaire, William Blake, Eino Leino, Maynard James Keenan (Tool) A.W. Yrjänä (CMX), Jim Morrison (The Doors), Jon Nödtveidt (Dissection), Anthony Kiedis (Red Hot Chili Peppers), King Diamond, Dani Filth, Kahlil Gibran, Tom Waits, William Shakespeare, Dexter Holland (The Ofspring), Hank Von Helvete (Turbonegro) e, inclusive, Eminem (que eu ouvia muito quando era criança), e me deu a primeira faísca para começar a escrever a letra em primeiro lugar, e a influência que tenho sobre minha acrobacia verbal e estilo de rimas em algumas das canções são para mim meio óbvias, apesar de vocalizar em estilo metal extremo. A letra de “Fuck The World” em nosso segundo álbum pode ser o exemplo mais claro disso). Droga, é por isso que eu me recuso a falar sobre isso, pois a lista se torna infinita e eu sempre sinto que “se eu mencionar isso, eu preciso mencionar isso também” e assim por diante, hahah!

Tudo isso dito, é claro que gostaria de pensar que desenvolvi meu próprio estilo ao longo dos anos com minhas letras que pode ler, é claro, não só com o King Satan, mas com meus outros projetos, como Saturnian Mist e Henget (a ser anunciado este, no entanto.) No final do dia, eu sou apenas um poeta satânico inquieto que gosta de música prosaica e extrema.

Obrigado por nos conceder uma entrevista. Agora envie essa mensagem a nossos leitores.

Mais uma vez obrigado por uma entrevista agradável! Confira nosso novo álbum “Occult Spiritual Anarchy” e façamos figas para que um dia possamos nos apresentar por aí, pois parece que cada vez mais ouvintes estão surgindo do Brasil! Que se lixe o resto!

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Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.