Nos últimos anos, uma variedade de novos gêneros musicais originados na internet conquistou popularidade, como o witchhouse 1, o mumble rap 2, o vaporwave e o lo-fi hip hop, transcendendo os limites convencionais da música, incorporando elementos de diversos estilos existentes e estabelecendo suas próprias características únicas e distintivas. São também chamados de microgêneros, por surgirem em nichos específicos da cena underground digital e, em muitos casos, criarem uma subcultura restrita e efêmera.
Maidcore é outro desses “microgêneros” que surgiu da cultura da internet, com identidade e características musicais próprias. Caracteriza-se como uma comunidade de músicos underground e fãs que se inspiram na estética maid, criando uma subcultura distinta dentro da vasta paisagem musical da internet. Essa comunidade é unida por seu interesse comum na representação estética da empregada doméstica ou “maid”, incorporando elementos desse visual e temática em suas obras musicais.
O conceito desse “gênero” musical conhecido como Maidcore teve origem no Futaba Channel, um popular imageboard japonês utilizado para discussão de diversos temas, como questões pessoais, esportes, ramen, cultura otaku e assuntos considerados underground. Lá, usuários compartilhavam músicas e arte com temática “maid”, dando origem a uma rede informal de artistas e ouvintes que cultivavam esse tipo de conteúdo.
A cultura maid, tema popular no Futaba, surgiu a partir dos cafés temáticos, onde as atendentes se vestem como empregadas domésticas no estilo vitoriano e atendem os clientes usando esse figurino. Nesses estabelecimentos, são oferecidos diversos serviços, como tocar músicas, jogar, conversar com os clientes e adicionar elementos fofos a comidas e bebidas. Essa cultura ganhou grande popularidade no Japão e, consequentemente, inspirou a produção de diversos tipos de conteúdo, como jogos, animes, mangás e músicas, que incorporam essa estética.
Alguns músicos encontraram inspiração na cultura maid e incorporam elementos de fofura e delicadeza em seus trabalhos musicais. Eles abraçam essa representação estética, adicionando “Maid” em seus nomes artísticos como forma de demonstrarem fazer parte de um mesmo movimento musical e temático, com especial interesse pelo visual anime e pela estética fofa das empregadas domésticas japonesas. Essa prática ajuda a criar uma identidade e comunidade em torno desse gênero musical emergente.
Artistas de Maidcore são, em sua quase totalidade, originários da Rússia e estabeleceram uma comunidade muito ativa na rede social VK. Sua música é uma mistura de elementos diversos como pop, metal, post-rock, música experimental, música eletrônica/dance, além de fortes influências de música de videogame e synthwave.
Também incorporam riffs pesados de guitarra entrelaçados com sintetizadores de 8 e 16 bits, criando melodias melancólicas, fortes, com vozes sintéticas, complementados com breakbeat, ajudando a dar uma “cara” a um estilo tão diverso.
Maidcore é difícil de definir, mas oferece uma intrigante intersecção entre a cultura da Internet, a música e a representação estética. Vale a pena conferir.