Reckoning Hour: Entrevista com Philip Leander

2 min


-1

Por Sylvia Sussekind

rrr

A banda Reckoning Hour acaba de lançar o novo single “Darkness Remains”, disponível no Reverbnation. “Darkness Remains” faz parte do EP Rise of the fallen, que sera lançado no ínicio de 2013. O guitarrista do Reckoning Hour, Philip Leander, conta como funciona o processo de composição da banda.

Darkness Remains mostra uma sonoridade madura e de personalidade. É raro isso em um trabalho de estréia. Como vocês compuseram o EP?

Bem, nós praticamente tiramos o pé do freio desde que fechamos à formação oficial da banda no inicio do ano. Nas primeiras semanas de composição nós escrevemos a Ten Steps inteira e quase todos os riffs e linhas vocais do EP. A banda tem uma sintonia muito boa. As musicas foram fluindo de ensaio para ensaio ao ponto de encerrarmos a pré-produção do EP há alguns meses atrás. Atualmente estamos finalizando as gravações e lapidando o material com planos futuros para iniciar a pré-produção de um full lengh.

Como tem sido a repercussão do EP até então? Vocês lançaram o material somente em versão física ou ele pode ser encontrado virtualmente também?
Temos tido um ótimo retorno, tanto dos fãs quanto das bandas locais. Não tem palavras que possa descrever quando você toca sua musica no show e ouve as pessoas cantando o refrão… Quanto aos planos de distribuição, ainda não possuímos um selo ou gravadora. Estamos fazendo todo o trabalho de forma independente o que de certa forma dificulta um pouco a produção. Nossa idéia é fazer a venda do EP a partir da data de estréia do EP Rise of the fallen (Primeiro semestre de 2013) tanto fisicamente quanto virtualmente (itunes, amazon, etc).

É mais fácil gravar um álbum já sabendo como ele deve soar ou é mais desafiador se manter fiel às raízes da banda?
Olha, isso já foi um grande dilema pra todos nós. Hoje em dia nós pensamos que o som da Reckoning Hour é o nosso som, o que a gente gosta de fazer e pronto. A gente aposta no som e não nos preocupamos muito em como ele deve soar, nos preocupamos mais com a proposta inicial da banda. Com certeza, é muito mais dificil ser fiel as raizes da banda do que seguir um padrão de mercado, ainda mais em uma sociedade em constante mudança.

Como foi o processo de composição de darkness remains?
Darkness Remains veio de uma inspiração criativa minha. Eu estava compondo com minha guitarra e quando menos percebi, tinha escrito a musica inteira. Não demorou muito pra levar o material pra banda. A partir daí começamos escrever as letras e lapidar a musica até a pré-produção e gravação.

Qual o significado por trás do título do EP “Rise of the fallen”? O que vocês procuraram abordar nas composições?
Rise of the fallen é o nome que fez mais sentido para as musicas que fizemos para o EP. 90% das musicas do EP possuem uma visão de coisas vividas por nós. Esse nome acabou se tornando motivacional para a banda como o despertar de nós mesmos. Nós abordamos nossa luta interminável na vida nesse mundo sombrio.

 

https://www.facebook.com/reckoninghour?fref=ts

http://www.reverbnation.com/reckoninghour/song/15524607


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.