[Review] Avens – Holy Insanity (2012)

2 min


0

Falar de metal no Brasil é sempre um assunto delicado. Por mais que tenhamos boas bandas, uma parcela representativa delas acaba indo ou para o lado mais extremo (death e thrash principalmente) ou para o power metal, sobrando pouca coisa para os estilos que não se alinhem com estes dois pólos. E neste ponto que é agradável a surpresa de ouvir o primeiro disco do grupo Avens, intitulado “Holy Insanity”.

Definir exatamente o gênero deles é algo bastante complicado. Convencionam esta sonoridade como post-grunge, onde ficam nítidas as influências de grupos como Alice in Chains e Soundgarden, presentes também neste primeiro registro da banda. Só que o Avens não se limita a somente emular o som dos americanos, mas também confere identidade e, com isto, temos um trabalho maduro, muito bem executado e, acima de tudo, original.

A “Intro” do disco é uma pequena narração sussurrada, pra então começar a faixa de trabalho, “Holy Insanity”. Música de fácil audição, traz um vocal mais “dramático”, na mesma linha do já citado Alice in Chains, uma guitarra mais próxima do groove metal e uma percussão diferente e original. “Sweet Rouse” é uma música com um toque de rock alternativo e um pouco de heavy metal, inclusive em algumas partes de guitarra soladas. “The Blind Man and the Light” é puro metal alternativo, com passagens graves e intensas, finalizando com o interlúdio dado por “Before you get mad…”

“Avoid Me” começa com uma excelente linha de baixo e bateria, sendo extremamente densa e introspectiva, sendo até mesmo mais melancólica que as outras do álbum. “Beautiful Garden” tem um toque de rock’n’roll clássico, mesclado com o melhor do rock alternativo americano. Temos mais outro interlúdio instrumental em “Peace of a Moment”, para então iniciar a faixa “Avens”. Esta música é marcada por possui passagens de groove, psicodelia, rock e metal alternativo, rock progressivo e sendo, sem dúvidas, a melhor faixa deste disco.

No geral, é um excelente disco nacional. Com excelente produção, composições de muito bom gosto e diversificada, merece um lugar no cenário metal nacional.

Setlist

1. Intro (0:28)

2. Holy Insanity (5:35)

3. Sweet Rouse (5:15)

4. The Blind Man and the Light (5:30)

5. Before you get mad… (1:43)

6. Avoid Me (6:01)

7. Beautiful Garden (4:08)

8. Peace of a Moment (2:14)

9. Avens (7:30)

 

Confira a música “Holy Insanity” no vídeo clipe oficial abaixo:


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.