Agora pensemos em algumas coisas: todo o gênero musical tem sua parte “boa” e sua parte “ruim”. Contudo, é quase sempre uma mania de quem curte rock e quem curte metal colocar o mais popular como não cultural, lixo e outras coisas do tipo. Onde isto procede? O que deixa de ser cultural está ligado à elitização ou não de alguma coisa? Recomendo bastante que assistam ao documentário com o Mr Catra. Sem preconceito algum, sobretudo para notar que o cara é realmente inteligente e estudado, a despeito da música que faz. E que o público está longe de ser somente “os favelados” e “os pobres”.
O que podemos concluir?
Talvez entender que todos os gêneros têm sua parte “boa” e sua parte “ruim”. Que rock, assim como qualquer outro tipo de música, pode ser elaborado ou simples, recatado ou vulgar, com um tipo de tensão que os próprios fãs criam entre si demonstrando ser algo ruim. Um músico ter formação erudita não o coloca como melhor ou pior que outro popular.
Também isto não é algo que se aplique a todos os fãs. Com mais de oito mil curtir na página e muitos dos que curtem de rock criticando certas posturas adotadas por alguns ainda demonstram que sim, o gênero pode ter um adeptos inteligente que não ligam para quem gosta ou deixa de gostar de algo. Não é rebaixando um gênero que se exalta outro. E não é por ser popularesca que uma música é menos cultural que outra.