Silver Lake by Esa Holopainen lança videoclipe para faixa ‘Sentiment’

5 min


0

Silver Lake by Esa Holopainen lança videoclipe para faixa ‘Sentiment’

 

 

O álbum de estreia de SILVER LAKE by ESA HOLOPAINEN foi finalmente lançado pela Nuclear Blast Tonträger Produktions- und Vertriebs GmbH e não apenas vem com os riffs lendários de guitarra de Esa Holopainen do AMORPHIS, um dos maiores guitarristas e compositores da Finlândia, mas também inclui sete dos maiores vocalistas do rock/metal como Jonas Renske (Katatonia), Einar Solberg (Leprous), Björn “Speed” Strid (Soilwork), Anneke Van Giersbergen e muito mais. Toda esta produção foi feita para te levar para um Mundo com pequenas obras de arte do metal progressivo que inspiram beleza e melancolia da Finlândia.

 

O álbum alcançou um grande sucesso em posições de vendas ao redor do Mundo todo, inclusive a #1 em vendas físicas na Finlândia, como também a fantástica posição #30 na Alemanha.

 

Todos os resultados no Mundo:

 

#01 – Finlândia (versão física + posição oficial #2)

#13 – Japão (rock e metal)

#30 – Alemanha

#74 – Suiça

#81 – Grã Bretanha (indie)

#92 – Itália (versão física)

 

Hoje a banda revela um novo videoclipe para a música “Sentiment”, que possui a voz de Jonas Renske do KATATONIA, “‘Sentiment’ foi uma das primeiras músicas que eu escrevi. Na verdade, foi a primeira música que teve vocais. Eu imediatamente fui cativado pela voz de Jonas nas demos e pelo texto que ele escreveu. “Sentiment” é melancólico e influenciado pela música folclórica, definitivamente uma de minhas favoritas do álbum todo”, comenta Esa Holopainen.

 

Assista ao videoclipe no link abaixo:

Ouça ao álbum completo no link abaixo:

https://bfan.link/silver-lake-by-esa-holopainen

 

O álbum também será no Brasil pela parceria Shinigami Records/Nuclear Blast.

 

TRACKLIST:

01. Silver Lake

02. Sentiment (feat. Jonas Renkse)

03. Storm (feat. Håkan Hemlin)

04. Ray Of Light (feat. Einar Solberg)

05. Alkusointu (feat. Vesa-Matti Loiri)

06. In Her Solitude (feat Tomi Joutsen)

07. Promising Sun (feat. Björn ‘Speed’ Strid)

08. Fading Moon (feat. Anneke Van Giersbergen)

É o amanhecer da primavera de 2020. Durante uma manhã, o celular de Esa Holopainen vibra muito e o guitarrista atende o telefone. Depois de alguns elogios essenciais, vem a questão central. “Esa, seria o momento certo para começar a trabalhar em seu álbum solo?”

Esta voz gentil pertence a Nino Laurenne, renomado produtor musical e proprietário da unidade de gravação Sonic Pump Studios em Helsinque. Esa Holopainen não precisou pensar muito, o extraordinário guitarrista já sabia da resposta.

 

Avançamos para o início de 2021. Esa Holopainen está sentado no sofá confortável dentro do Sonic Pump Studios. Seu primeiro álbum solo – lançado com o nome artístico de SILVER LAKE – acaba de ser masterizado por Svante Forsbäck (Rammstein, Volbeat, The Rasmus). “Há anos venho pensando em fazer meu próprio disco, e a ligação de Nino veio na hora certa “, concorda Holopainen.” Quer dizer, quando Nino – que acabou mixando e produzindo o álbum – abriu esta lata de minhocas, a pandemia mundial já havia destruído todos os planos para 2020, e eu estava totalmente ciente do fato de que eu tinha tempo livre em minhas mãos. Portanto, não demorou muito para compreender que era isso, finalmente chegou a hora de fazer algo sozinho – pela primeira vez em três décadas! ”

 

Desde 1990, Esa Holopainen tem sido o guitarrista principal da banda de heavy metal AMORPHIS. Graças à beleza metálica e melódica de álbuns clássicos como “Tales From The Thousand Lakes”, “Elegy” e “Skyforger”, as magníficas habilidades de Holopainen para criar atmosferas encantadoras e riffs inovadores tornaram-se amplamente conhecidas no circuito mundial de heavy metal. “Nos últimos anos, tenho escrito muitas músicas e algumas das coisas não soam exatamente como Amorphis. Quando Nino me ligou no final de março, eu já tinha três músicas do Silver Lake com um som decente armazenados. Estas faixas, intituladas “Sentiment”, “Ray Of Light” e “Promising Sun”, funcionaram como a espinha dorsal para o álbum solo completo. ” Embora a gravação do disco já tivesse começado, algumas decisões importantes ainda estavam em discussão. “No início, eu realmente não sabia se o álbum seria puramente instrumental ou se haveria vocalistas também. Porém, uma coisa era certa, eu não seria o vocalista do SILVER LAKE”, sorri Holopainen. Ele continua: “Mas, naturalmente, sei que, como compositor, sempre pareço manter estruturas musicais bastante tradicionais – verso, refrão e assim por diante – em minha mente enquanto escrevo. Afinal, não demorou muito para decidir convidar alguns cantores também. Muitas vezes, quando as pessoas pensam em um álbum solo de um guitarrista, ficam com a impressão de um material técnico com uma grande quantidade de notas tocadas de forma extremamente rápida. Bem, não sou um grande fã desse tipo de música. Sempre que escrevo, sempre quero empilhar canções interessantes, e não apenas dedilhar que nem louco por causa disso. ”

 

Então, em pouco tempo, a intensa busca pelos vocalistas certos começou. “Comecei a perguntar a alguns dos meus amigos de longa data e cantores favoritos se estariam disponíveis”, diz Holopainen. “Felizmente, não demorou muito para descobrir que artistas soberbos como Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering, VUUR), Björn” Speed ​​”Strid (Soilwork), Einar Solberg (Leprous) e Jonas Renkse (Katatonia) iriam ficar felizes em emprestar suas vozes ao projeto.”

 

Durante a pandemia e esses tempos se isolamento, como foi trabalhar com os cantores? “Nem é preciso dizer que, na maioria das vezes, trabalhamos remotamente em nossos próprios estúdios. Todos os vocalistas são profissionais até o osso, então não houve nenhum problema. Alguns dos vocalistas queriam escrever suas próprias letras e linhas melódicas, e para alguns outros cantores, escrevi mais ou menos tudo. Não escrevo nenhuma letra para o AMORPHIS, mas foi uma experiência muito agradável encontrar algumas palavras para o meu próprio álbum. Falando um pouco sobre as letras, estou lidando com temas que incluem assuntos sérios como problemas de saúde mental, por exemplo, e também tenho me inspirado muito na natureza. Existem alguns outros tópicos também … ”

 

SILVER LAKE também oferece uma boa surpresa para os fãs obstinados do AMORPHIS. “Como descrevi, eu queria trabalhar com cantores que eu respeito muito. Tomi Joutsen – o vocalista do Amorphis – é uma pessoa adorável e um vocalista fenomenal, por isso foi fácil convidá-lo para o meu álbum. Como esperado, Tomi faz um trabalho brilhante em uma das performances mais pesadas do disco, intitulada “In Her Solitude” “. Existem alguns “coringas” musicais disponíveis também. “Por exemplo, o primeiro single do álbum se chama” Storm “e apresenta algumas vibrações de guitarra dos anos 80 influenciadas pelos Dire Straits aqui e ali”, sorri Holopainen.

“A performance vocal do renomado cantor sueco Håkan Hemlin, também conhecido como Nordman, é absolutamente fascinante! Por falar em” coringas “, o artista finlandês Vesa-Matti Loiri é possivelmente o mais inesperado de todos. Para os estrangeiros, o nome de Loiri pode não tocar muitos sinos, mas para cada finlandês, Vesa-Matti Loiri é simplesmente uma lenda. “Vesku” executa uma performance de palavra falada muito poderosa na música “Alkusointu” – que é “Aliteração” em português – e sua voz é apenas assustadora! ”

 

Algumas “performances mais pesadas” e “vibrações do Dire Straits” já foram mencionadas, mas como Esa descreveria o material do SILVER LAKE no geral? “Em primeiro lugar, o álbum é muito diverso. Silver Lake não pode ser realmente comparado ao Amorphis, mas, novamente, há minha impressão digital no material de AMORPHIS e SILVER LAKE … Então, eu não ficaria surpreso se alguns fãs ouvirem algumas semelhanças distantes aqui e ali “, pondera Holopainen. “Eu quero sublinhar o fato de que quando estávamos trabalhando no material de Silver Lake, não havia limites. Nem um pouco. Como resultado, algumas das músicas são realmente pop e algumas outras são muito pesadas.”

 

A estréia do SILVER LAKE ainda está no início, mas Esa já está considerando o futuro “Estou extremamente feliz com o álbum do SILVER LAKE, então o segundo álbum solo é uma ideia tentadora! No entanto, não há planos concretos , então só temos que esperar e ver … ”

 

—–

SILVER LAKE by ESA HOLOPAINEN online:

 

www.facebook.com/SilverLakeEH

www.twitter.com/Silver_Lake_EH

www.instagram.com/Silver_Lake_EH


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.