Vinte discos góticos que fazem vinte anos em 2018

6 min


0

Chandeen ‎– Spacerider – Love At First Sight


Um dos grupos mais subestimados da cena gótica, o Chandeen lança um disco que, infelizmente, é meio que esquecido pela galerinha. O que é uma pena, pois aqui, diferentemente do The Waking Dream, temos um disco orientado ao trip-hop e ao rock alternativo, fugindo do padrão estabelecido anteriormente.

Lycia ‎– Estrella


Lycia é um dos meus grupos favoritos e este é um dos discos mais bonitos de darkwave. Lançado após o maravilhoso Cold, o que marca muito neste trabalho é o tom eletrônico extremamente melancólico e triste. Tanto que conta com um cover muito bonito feito pelo grupo de funeral doom Shape of Despair.

Das Ich ‎– Egodram

Das Ich é uma das bandas que ajudou a formar a cena darkwave alemã. Egodram é um disco orientado à música eletrônica, trazendo um dos seus maiores clássicos, Destilat.

Claire Voyant ‎– Time And The Maiden

O grupo Claire Voyant, lá de Sacramento, nos EUA, combina muito bem o darkwave com synthpop e toques de guitarras muito bem colocados neste segundo trabalho.

Moonspell – Sin / Pecado


Você, amigo gótico ou simpatizante, que dá chilique em listas de discos góticos deve estar revirando seus cabelos e indo xingar o Groundcast. Mas saiba que este é um disco de gothic rock, talvez o mais gothic rock, da história do Moonspell, que acompanha o que foi feito no trabalho anterior, o Irreligious e que incorporaria mais elementos de música industrial no trabalho seguinte, The Butterfly Effect.

MENÇÃO HONROSA: Theatre of Tragedy – Aegis


Incluir o Sin / Pecado do Moonspell sem incluir o Theatre of Tragedy seria muito injusto. Até porque é neste trabalho, que não conta com a participação do guitarrista fundador, Tommy Lindal e também mostra o rumo que eles tomariam. É um disco de metal? É um disco de darkwave? A resposta para ambos é sim e nunca mais nenhuma banda, seja de metal ou gótica, conseguiu uma fusão tão interessante.


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.

One Comment

  1. Há também o Voyager e Noctes Insomnes, respectivamente: Sopor Aeternus e Rosa Crvx. Me pergunto se o Lake of Sorror e/ou Discouraged Ones (The Sins of Thy Beloved e Katatonia), poderiam ter alguma proximidade.

Comments are closed.