[Resenha] Mari Kattman – Stay Up (2018)

2 min


0

1.    Everything You Never Had
2.    Slide
3.    Search and Find
4.    Haunted
5.    In The Dark
6.    Wait For You
7.    Heard You Once
8.    Forgetfulness Divine
9.    Search and Find (Interface Remix)
10.    In The Dark (Panic Lift Remix)
11.    Wait For You (Antiscion Remix)

Trip-hop / Synthpop, Independente

Uma das coisas que mais gosto do Groundcast é quando os artistas entram em contato diretamente conosco. Num dia desses a muito educada e gentil Mari Kattman entrou em contato com a gente pela fanpage do site (sim amiguinhos, a gente atende pela fanpage também) e perguntou se a gente não queria ouvir o disco (que sai hoje, inclusive). Eu conhecia o trabalho que ela fez no Lightflare do Psy’Aviah, que inclusive tem a Lost at Sea como uma das músicas mais bonitas deste trabalho. E eis que chega para mim o Stay Up, um disco muito legal.

Formado por Mari Kattman e Matt Echo, o trabalho da senhorita Mari é um daqueles muito gostosos de se ouvir, com músicas que exalam aquela atmosfera lírica da música pop, com batidas bem marcantes e melodias grudentas. O foco certamente é a voz, muito bem executada. E tudo isto vindo de alguém que nem é tão fã de trip-hop. Talvez o que tenha me pegado é o teor emocional de todas as músicas presentes, além de diversas marcas de darkwave ao longo das músicas, tornando-se um disco bem interessante.

Musicalmente é uma mistura muito interessante de uma música melancólica com alguma coisa que alegre, quase como se fosse um contraponto entre ambos. Isso cria um choque muito bom na hora de ouvir, pois não fica apenas no mais triste ou no mais alegre. Tem músicas do mais puro trip-hop como em Everything You Never Had e Search and Find. E tem muito do synthpop moderno em In The Dark, que deixa transparecer influências de projetos como Assemblage 23 e Mesh, com algumas misturas de dance muito bem-vindas e em Wait For You, com muito pop minimalista.. Há espaço para o experimental em faixas como Haunted, numa levada bem darkwave e ambiente e em Forgetfulness Divine, com batidas de EBM e um pouco de glitch / breakbeat.

No geral, é um trabalho bem honesto, bem feito, de muito estilo e musicalidade próprios. As músicas não caem na monotonia e são variadas o bastante para notar o quão grande é a gama de influências e homenagens que o trabalho possui. Certamente não pode passar batido.

Links Relacionados

www.facebook.com/MariKattman

www.soundcloud.com/druidelectro

www.youtube.com/channel/UCAQaOBVNebwee4ON-rCILpA

Mari Kattman - Stay Up
  • Nota Geral - 8/10
    8/10

Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.