Disco Experimental do Dia é um projeto para o mês de agosto, onde será apresentado, a cada dia, um álbum experimental que você deveria conhecer, deveria ouvir e, acima de tudo, deveria curtir.
Muita gente desvaloriza a música brasileira, sobretudo aquele fã esnobe de rock, que vê no gênero o suprassumo da musicalidade. Para gente assim eu sempre recomendo Satanique Samba Trio.
Se eu pudesse classificar a banda, eu diria que eles tocam o que tem de melhor da nossa música, passando pelo chorinho, forró, samba, maxixe e outras coisas. Ao mesmo tempo, é um grupo extremamente experimental, que consegue unir um processo de desconstrução musical, que incorpora muito da música concreta, do erudito, do jazz, num processo não apenas de assimilar, mas de recriar em cima de todos os clichês existentes.
Curiosamente, é um grupo com uma sonoridade que funciona tão bem que desconheço quem soe minimamente parecido, tamanho o grau de originalidade. O único grupo que entrega algo na mesma linguagem, que me fez conhecer o Satanique Samba Trio, é o São Paulo Underground, grupo de free jazz com música brasileira. Inclusive já vi os dois tocando ao vivo e seria um dos meus maiores sonhos vê-los juntos numa mesma composição ou espaço.
E toda essa riqueza e complexidade aliada à valorização da música brasileira podem ser ouvidas no Spotify e em outros serviços de streaming.