Uma constante no nosso mundo online é o compartilhamento de arquivos ou, como eu posso definir também, a democratização da música como conhecemos hoje. Sem este meio de divulgação é certo que muitos dos showsaqui no Brasil sequer aconteceriam, como do Diary of Dreams, The Frozen Autumn, Moi Dix Mois e outros. São grupos sem nenhum disco lançado aqui em nossas terras e, certamente, ainda demorarão a ser lançados.
Os Netlabels entram neste meio como alternativas a grandes selos e gravadoras. E, para nossa alegria (sem trocadilhos), muitos deles distribuem sua música de forma gratuita. Falaremos de um deles, a Subspine Records.
Este netlabel surgiu ainda nos áureos tempos do Orkut, com uma proposta bastante interessante: oferecer espaço para projetos de música industrial, experimental, IDM e outras. Neste processo acabou abarcando bandas estrangeiras e brasileiras, tornando-se uma excelente referência no meio alternativo. Como destaque, temos o tributo brasileiro ao Throbbing Gristle, chamado “Convinced People“, o maravilhoso e psicodélico trabalho do The National Socialist Hippie Community chamado “Cannabis Über Ales“, entre muitos outros trabalhos criativos e undergrounds.
Links Relacionados