Todo ano a gente tem muito disco legal para ouvir e confesso que nem sempre dá para acompanhar tudo. Por isso, nesse ano turbulento que foi 2020 tivemos excelentes trabalhos lançados no meio gótico / darkwave que muita gente não deve ter ouvido ou dado a devida atenção. Então aproveite este 2021 para colocar seus sons em dia.
Gravadora: Profound Lore, Gothic Rock
O ano passado foi um período o qual muitas bandas góticas saíram em gravadoras que são mais conhecidas por trabalhos com metal. E o Fotocrime merece ser conhecido, trazendo aquele rock gótico bem clássico, com peso e introspecção.
Beauty In Chaos – Out Of Chaos Comes…
Gravadora: 33.3 Music Collective, Gothic Rock
Michael Ciravolo, conhecido pelos seus trabalhos nos grupos Gene Loves Jezebel e Human Drama, lançou esse super projeto de rock gótico contendo a nata do gênero, com participações de Wayne Hussey (The Mission), Tim Palmer (Tin Machine), Richard Fortus (Guns’n’Roses), Rafe Pearlman (que tem músicas em várias produções da Netflix, como Love, Death & Robots e o jogo Gods of War : Ascension), Curse Mackey (Pigface, My Life with the Thrill Kill Kult), Ashton Nyte (The Awakening), Mike Mallory (Human Drama), Dirk Doucette (Gene Loves Jezebel) e mais gente. Escutem que está bem bom.
Executioner’s Mask – Despair Anthems
Gravadora: Profound Lore, Gothic Rock / Darkwave / Post-Punk
Esse é o disco de estreia dos americanos do Executioner’s Mask. Pelo menos para mim esse é um daqueles lançamentos que não deveriam ter sido ignorados, pois traz uma música bem calcada no rock alternativo, com influências que lembram de Joy Division a The Cult.
Underground:Fire – Ashes Of Life
Gravadora: Critical Mass, Gothic Rock
Fundada por Rob Coffinshaker, conhecido pelo seu grupo de country sombrio The Coffinshakers, o disco de estreia é uma bela homenagem ao The Fields of Nephelim, inclusive com muitas influências de blues e de country americano.
Ashton Nyte – Waiting For A Voice
Gravadora: Intervention Arts, Acoustic Gothic Rock
Enquanto o Ashton Nyte não lança nada novo com o The Awakening, sua carreira solo continua bem. Em seu novo trabalho acústico temos muitas canções legais e até um cover de David Bowie. Um pouco diferente do que ele costuma fazer, mas ainda sim bem bonito.
Sonsombre – One Thousand Graves
Independente, Gothic rock
Se você, assim como eu, estava com saudades de grupos como Merciful Nuns e Nosferatu, esse novo trabalho do Sonsombre está magnífico, exceto pela capa, que poderia ser melhor. Espere um rock gótico bem clássico, mas que não parece um clone de Sisters of Mercy.
Gravadora: Saint Marie, Gothic Rock / Darkwave / Shoegaze
Conheci o Loveblind quando ouvia outro grupo que vai aparecer em algum lugar nessa lista e achei incrível a mistura entre o shoegaze e o darkwave, com poucos elementos de gothic rock. Atmosférico, denso e bonito. Pensem numa mistura do Siouxsie and the Banshees, Ikon e Curve e já terá ideia do som.
The Danse Society – Sailing Mirrors
Gravadora: Society, Gothic Rock
Um dos discos mais gostosos que o Danse Society poderia ter lançado. Uma das coisas mais legais desse trabalho é que ele não soa saudosista ou parecido com o que faziam nos anos 1980, trazendo referências ao post-punk revival, ao gothic rock mais moderno e também ao rock alternativo.
Mephisto Walz – All These Winding Roads
Independente, Deathrock
Uma das bandas pioneiras do deathrock traz um disco maduro, que flerta não apenas com o punk, mas com o darkwave, com o rock gótico e até com o rock alternativo. escutem o mais rápido possível.
Gravadora: Negative Gain Productions, Post-Punk
Astari Nite foi uma descoberta numa das playlists do Underrated Albums. E confesso que é um grupo muito melhor hoje do que muita banda antiga ainda em atividade. Post-punk simples, numa pegada bem revival, mas com uma produção moderna.
She Hates Emotions – Melancholic Maniac
Gravadora: Out Of Line, Synthpop, Darkwave
Não sou um grande fã do Blutengel, mas tenho que admitir que o Chris Pohl tem bons projetos fora desse grupo, como o Pain Of Progress, Terminal Choice e o The Lonely Soul Experience, o qual ele faz músicas orquestradas no estilo trilha sonora. Em She Hates Emotions ele vai para um lado mais próximo do synthpop moderno, com elementos de darkwave. A belíssima capa foi feita pelo Sven Friedrich, do Zeraphine e Solar Fake.
The Machine In The Garden – Places In Between
Gravadora: Deus ex Musica, Gothic Rock / Darkwave
O casal Roger Fracé e Summer Bowman estão na ativa desde 1990 e esse é o seu mais novo disco, numa mistura bem gostosa de darkwave, gothic rock, trip-hop e música eletrônica.
Descendants Of Cain – The Anthropo$cene Trilogy
Gravadora: Echozone, Gothic rock / Metal
Eu falo constantemente que falta no gótico bandas que tenham posturas mais políticas em seus trabalhos. No ano passado o Descendants of Cain traz um disco triplo, que na verdade são três discos lançados juntos, chamado The Anthropo$cene Trilogy. Basicamente é um disco com temáticas anti-capitalistas que precisa ser ouvido com bastante calma.
Independente, Alternative Rock, Darkwave
Anders Manga afastou-se por um bom tempo da cena gótica quando lançou o Bloody Hammers, grupo de doom com temáticas ocultistas e maior reconhecimento por parte dos fás e das imprensa. Mas desde 2018 ele retomou o projeto em paralelo e lançou o excelente Andromeda, que traz o seu costumeiro darkwave, mas com muitos toques de rock alternativo.
Gravadora: Solid Recordings, Gothic Rock
Banda londrina de um homem só, tocando o um gothic rock que homenageia grandes nomes do gênero, como The Mission e The Wake.
New Haunts – Fight / Flight
Gravadora: Vital Breath, Darkwave / Synthwave
Alice Sheridan mantém esse projeto maravilhoso que mescla muito bem o darkwave com aquele clima retro vindo da (já não tão nova) onda do synthwave. Parece bastante com aquelas músicas dos anos 1980, mas com um jeitão meio The Cure.
Gravadora: Starfield Music, Gothic Rock / Darkwave / Synthwave
Conheci o trabalho do Vandal Moon em 2019 e tinha achado bem bacana essa sonoridade meio retrô, mais ou menos na mesma linha do Drab Majesty, mas com ênfase maior na música eletrônica. Sensacional.
The Breath Of Life – Sparks Around Us
Independente, Darkwave / Trip-Hop
Conheci o The Breath of Life por conta de uma ex-namorada lá pelos idos de 2008, se não estou enganado. Naquela época comecei a conhecer mais bandas de trip-hop e também bandas góticas que mesclavam esses elementos. O The Breath of Life lançou no ano passado um disco bem gostoso de ouvir, com nuances de rock alternativo, shoegaze e muito darkwave.
Gravadora: A Handful of Nothing Music ASCAP, Darkwave / Synthpop
A Covenant of Thorns é um projeto idealizado e executado apenas por Scott-David Allen e vem lá de Chicago. Eu conheço desde o sensacional If The Heavens Should Fall e se você gosta de algo na linha do Clan of Xymox, deveria dar uma conferida.
Horror Vacui – Living For Nothing…
Gravadora: Agipunk, Deathrock / Gothic Rock
Eu gosto bastante das bandas de darkwave da Itália, como o The Lovecrave e o (finado) Scent of Misery. Eu só acho uma pena o país não ser muito propício para este tipo de som, mas fico feliz de ver que tem gente prosperando e trazendo coisas bem legais. Horror Vacui é uma atualização daquele som dos anos 1980, mas sem soar saudosista demais. Recomendo.
Claro que essa nem de longe é a lista mais completa do que saiu ano passado, mas sim de muita coisa que infelizmente passou batido. Tivemos muita coisa bacana que merecia mais atenção. E para ti, o que ficou faltando aqui?