Dona Iracema e seu ensaio sobre a morte em tempos de pandemia

1 min


0

 

A sóbria ‘Canto Velório’ é o primeiro single do disco que a banda baiana lança ainda em 2021 pela Orangeira Music e Ruffo

Orangeira Music lança nas plataformas digitais o novo single da banda baiana Dona Iracema, intitulado ‘Canto Velório‘. A música, que fala do delicado e difícil momento de dar adeus às pessoas queridas, funciona também como um ensaio sobre a morte em tempos de pandemia.

Ouça aqui: https://musequal.ffm.to/canto-velorio-donairacema.

Canto Velório é a última parte, o último capítulo, a última canção do próximo disco, Velório, escolhida como primeiro single para apresentar a
ideia central do disco de uma maneira sutil e, ao mesmo tempo, arrebatadora.

A Dona Iracema é uma banda que preza, sobretudo, pela sinceridade em suas obras. Em Canto Velório, não se contiveram em abaixar as distorções, deitar as baquetas e abrir o peito para falar de um assunto tão sensível.

Aqui, o despojado e enérgico caatincore da Dona Iracema (mistura única da banda, que mistura hardcore e rock/metal com baião, forró e axé) dá lugar à cantos e melodistas intimistas, às vezes um literal canto de velório.

A música tem participação de André T, Sammliz, Rejane Ayres e Enzo Camurça.

A banda, com base na cidade de Vitória da Conquista, fala sobre a concepção de ‘Canto Velório’ e do disco, ‘Velório’, em meio a um turbilhão de emoções.

“Quando nos reunimos para começar a construir o disco, não imaginávamos que passaríamos por tudo isso, e todos sentimentos que nos assolariam nesse período, nesse sentido, transformamos todo nosso luto, toda a nossa saudade, todo nosso medo, em uma homenagem à todas as vítimas que não puderam ter seu último adeus, sem uma despedida digna, sem o seu velório”.

Velório será lançado ainda em 2021 pela Orangeira Music e Ruffo.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.