[Review] Kant Kino – Father Worked in Industry (2013)

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KANT KINO é um projeto de EBM vindo das terras gélidas da Noruega, país mais conhecido pela sua cena de black metal. E, vejamos, estamos diante de um dos grandes lançamentos do gênero.

Primeiro, vamos entender a sonoridade deles. É uma mistura muito bem feita de EBM com o synthpop, soando como uma banda mais “moderna” e resgatando um pouco daquela sonoridade antiga do EBM mais tradicional. Lembra, muito vagamente, a proposta musical do ICON OF COIL, mas ainda sim com um toque muito mais moderno, sem deixar o EBM de lado,

O começo, com a faixa “We Are Still Kant Kino”, é um EBM com algumas nuances de synthpop. “Push Your Buttons” possui um começo bem tradicional, muito dançante e é uma música excelente para um single. “My Game” tem muito do synthpop, com claras influências de grupos mais modernos, como o MESH. “My Sweetest Crime”, com seu vocal feminino, traz uma atmosfera bem puxada para o pop, com uma batida bem marcante. “Bleed” é um EBM com alguns traços de electro-industrial, ainda mantendo o tom minimalista, sem exageros.

“Ich Liebe Katarina Witt” é recomendada aos fãs de LAIBACH, mesclando música erudita com EBM e com uma pegada electro, se diferenciando da calmaria das músicas anteriores. “Message” possui sua sonoridade mais calcada no electro, deixando de lado o minimalismo das outras faixas. “Freezing” é outra música electro mesclada com synthpop. É uma boa combinação, sobretudo pelo teclado com sonoridade de piano e o uso de vocodes pra tornar a voz mais “robótica”. “Just For The Comfort Of Sleep” é para os fãs de synthpop com vocal feminino, lembrando os bons tempos do ICON OF COIL. “Übermensch” retoma o EBM e ainda o mescla com o synthpop, com direito a vocal sintetizado.

“Father Worked In Industry”, a faixa que dá nome ao disco, é bem diferente das outras. Ela serve como uma passagem, indicando as músicas que irão terminar o disco, sendo até mais devagar. “Underground” é puro EBM, um grande tributo a nomes como Klinik, Vonito Negro e outros. “Reality” é a música com mais agitação do disco todo, veloz e muito empolgante, ainda que levando para um lado mais próximo do APOPTYGMA BERZERK. “Warm Leætherette” encerra o disco com uma forte influência de EBM old-school, mas ainda inovador e renovado por uma roupagem mais século XXI.

Resumindo, é um bom disco. Agrada que gosta de EBM mais tradicional, assim como os fãs de synthpop. Com uma excelente produção este é, sem dúvidas, um grande lançamento.

Trackist

1. We Are Still Kant Kino

2. Push Your Buttons

3. My Game (Album)

4. My Sweetest Crime

5. Bleed

6. Ich Liebe Katarina Witt

7. Message

8. Freezing

9. Just For The Comfort Of Sleep

10. Übermensch

11. Father Worked In Industry

12. Underground

13. Reality

14. Warm Leætherette


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.