Grupo alemão que mescal gothic rock com música eletrônica, que lançou seu primeiro disco em 1998. A musicalidade deles mudaria um bocado nos trabalhos seguintes, sendo neste algo coisa mais próximo do rock industrial.
Este é o quarto disco do grupo encabeçado por Adrian Hates, que também é dono da gravadora que distribui seus discos, a Accession Records. É muito diferente do seu predecessor, o Bird Without Wings, pois investe em uma música mais eletrônica e marcadamente influenciada pelo electro e pelo synthpop.
Veteranos da cena alemã, junto com o Goethes Erben e o Das Ich, ajudou muito a consolidar o darkwave por aquelas terras, compondo um movimento que foi apelidado de Neue Deutsche Todeskunst (Não, não vale muito a pena traduzir este nome para o português). Nesse movimento havia a combinação da música neoclássica com darkwave, gothic rock e se pautava muito na filosofia de pensadores como Friedrich Nietzsche e Jean-Paul Sartre e em escritores como Goethe e Baudelaire, além de valorizar as músicas compostas em sua língua nativa. Neste disco, o Endraum executa canções muito belas com uso do spoken words no lugar do canto.
Impressions Of Winter – Deceptive Springs And Fading Landscapes
Na mesma onda do pessoal que começou lá nos anos 1980 o Neue Deutsche Todeskunst, os alemães do Impressions of Winter lançam seu segundo disco com muitas influências de música mundial e de neoclássico. Os vocais e a percussão são a melhor parte deste trabalho.
Lisa Gerrard & Pieter Bourke – Duality
Após a saída de Lisa Gerrard do Dead Can Dance, a cantora segue carreira solo, muito bem sucedida, realizando uma parceria incrível com o também australiano Pieter Bourke. Neste disco, que é o segundo da carreira pós-Dead Can Dance, temos o que Lisa sabe fazer de melhor: canções etéreas, com forte influência de world music.
Há também o Voyager e Noctes Insomnes, respectivamente: Sopor Aeternus e Rosa Crvx. Me pergunto se o Lake of Sorror e/ou Discouraged Ones (The Sins of Thy Beloved e Katatonia), poderiam ter alguma proximidade.