Disco Experimental do Dia: Analog Fluids of Sonic Black Holes (2019)

1 min


0

Disco Experimental do Dia é um projeto para o mês de agosto, onde será apresentado, a cada dia, um álbum experimental que você deveria conhecer, deveria ouvir e, acima de tudo, deveria curtir.

Confesso que sinto muita falta de negros e de mulheres participando da produção de música experimental. Exceto por grandes projetos como o .clipping e o Dälek nos EUA e o Negro Leo aqui no Brasil, confesso conhecer muito pouco de negros indo para caminhos fora do convencional. Somo aí o Jean do Suzana’s Bauten, que também produz muita coisa experimental de boa qualidade. Fora esses, conheço quase nada, o que também é uma falha minha.

Moor Mother é poetisa, ativista e musicista que mora lá na Filadelfia. Ela, em parceria com Rasheedah Phillips, fundou o Black Quantum Futurism, voltado à produção de arte voltada ao afrofurismo. E em sua carreira como musicista temos um excelente exemplo de como a música negra tem tudo a ver com experimentalismo.

Numa mistura fina de hip hop, spiritual, free jazz, poemas recitados, música gospel (não confundir com a música gospel religiosa brasileira) e também noise, industrial, tudo isso resultando na melhor musicalidade possível. Isso somado a parcerias de peso como Saul Williams, Justin K. Broadrick (Godflesh) e a Juçara Marçal, que encerra o disco. E já sabem onde podem ouvir: no Spotify ou em qualquer streaming da vida.


Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.