Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo – Música do Esquecimento (2023)

1 min


0

Eu não sou um grande fã de indie rock brasileiro porque, no geral, eu acho as bandas bem abaixo da linha da mediocridade. Muitas delas soam como uma versão que deu errado (de algo que não teria como ter dado certo) dos Los Hermanos. Só que Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo não apenas rompe com essa tradição de tanto indie ruim que também deixa de ser algo que se possa se chamado de indie rock.

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz muito daquilo que se convencionou chamar de Art Rock, um nome chique que os jornalistas dão para qualquer banda experimental que não é estranha o bastante para ser ignorada, mas também não faz um som convencional que tocaria em um comercial de carro.

Música do Esquecimento é o segundo álbum de Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo e apresenta para a gente uma banda madura, com uma qualidade e variedade musical impressionantes.

Com produção do pianista Vitor Araújo e pós-produção da Ana Frango Elétrico o grupo apresenta um som experimental, com uma variedade de ritmos que vai do noise rock ao pop ruidoso, rock psicodélico, jazz e shoegaze, além de bossa nova e lo-fi indie.

O que me chama muito a atenção é como a Sophia Chablau usa os clichês musicais mais bobos consagrados em muitos artistas indies e os destrói, refazendo a sonoridade com letras sarcásticas que apresentam uma consistência melancólica aliada a uma escrita simples, ágil, que consegue trazer algo simples para temas complexos.

Complexidade é a marca desse trabalho que, de forma muito ambígua, é extremamente simples. Parece estranho, mas ao mesmo tempo que o disco traz um som aparentemente inofensivo, ele é recheado de elementos sonoros que precisam ser percebidos aos poucos.

Sem dúvidas, esse disco foi uma das minhas melhores descobertas esse ano. Ele surpreende até aquele ouvinte como eu, que ama música experimental bagaceira por esconder muito bem toda uma reflexão melancólica e uma musicalidade altamente diversa numa capa aparentemente simples.

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo – Música do Esquecimento (2023)

Descrição: Excelente em todos os aspectos.

Artista: Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo

Duração: 00:43:36

Álbum: Música do Esquecimento

Gravadora: RISCO

Gênero: Experimental / Jazz / Indie

[ Mais]

  • Nota Geral - 9/10
    9/10
9/10

Editor, dono e podcaster. Escreve por amor à música estranha e contra o conservadorismo no meio underground.